FC Porto e FC Salzburg medem forças a partir das 20h00 na Áustria
Depois de seis vitórias nas seis primeiras jornadas do campeonato, o FC Porto inicia a 19.ª participação na Liga Europa esta quinta-feira, a partir das 20h00, no Stadion Salzburg (Sport TV5). Frente a frente estarão os dois emblemas mais bem-sucedidos do futebol português e austríaco no novo milénio.
Desde que foi adquirido pela Red Bull, o FC Salzburg mudou de símbolo, de cores, de estádio e de destino. Seguindo o modelo de gestão implementado pela marca de bebidas energéticas em vários clubes europeus e americanos, o emblema que chegou à final da Taça UEFA de 1994 sob a designação SV Casino Salzburg conquistou 14 dos 20 campeonatos em disputa desde 2005 - dez de forma consecutiva e oito deles com direito a dobradinha na Taça.
O FC Porto foi um dos cabeças-de-série no sorteio da fase de liga e arranca a caminhada europeia no país onde conquistou o primeiro título internacional. Nos seis confrontos anteriores frente a adversários austríacos, todos contra equipas da capital, os portistas venceram os cinco primeiros e empataram o último - em casa, diante do Áustria de Viena, na penúltima jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões 2013/14.
O histórico de confrontos entre Dragões e austríacos começou na fantástica temporada 2002/03 e teve seguimento na igualmente memorável campanha de 2010/11. Há 23 anos, Derlei fez o gosto ao pé nas duas mãos (1-0 e 2-0) e os futuros vencedores da Taça UEFA afastaram o Áustria Viena na segunda ronda da prova que viriam a conquistar em Sevilha.
Há 15 anos, Radamel Falcao trocou as voltas à defesa do Rapid Viena e marcou quatro golos nos dois embates da fase de grupos da Liga Europa: um no Dragão (3-0) e três na neve do Prater (3-1). Três anos depois, já com Paulo Fonseca no banco, Lucho González assinou o único golo do FC Porto em casa do Áustria Viena (1-0) e o remate certeiro de Jackson Martínez no Dragão não foi suficiente para resgatar os três pontos (1-1).
Os portistas que vão a Salzburgo devem ter em conta estas indicações.
FC Porto
Sentado na sala de imprensa do Stadion Salzburg, Francesco Farioli e perspetivou “um jogo difícil e desafiante” com “diferentes cenários” e pediu aos jogadores que sejam “inteligentes a geri-los”. Ciente de que “ainda há muito a fazer” e de que “tudo pode mudar muito rapidamente”, o técnico italiano assegurou que o grupo “não está relaxado” e reforçou: “Este bom momento só nos deixa mais alerta e exigimos ainda mais de nós”.
Acabado de pisar um relvado “que não está ao nível de uma noite europeia”, o técnico italiano revelou estar “à espera de um adversário agressivo que vai entrar com força” e afirmou que este “é o momento de transferir o nível de intensidade dos treinos para dentro do campo”. Para “fazer com que esta caminhada dure o máximo de tempo possível”, Francesco Farioli vai “pensar jogo a jogo” e tentar contrariar o histórico recente: “Nos últimos 16 jogos da Liga Europa só vencemos fora duas vezes nos últimos 13 anos e isso é algo que queremos mudar”.
Lado a lado com o treinador, Diogo Costa descartou qualquer tipo de mudança na mentalidade, porque no FC Porto “o chip é sempre o esforço, o trabalho e a dedicação diária”. “Obviamente que a forma de preparar o jogo muda um pouco”, mas no balneário azul e branco só se pensa em “viver dia a dia e trabalhar bem para que esta fase boa continue”. “Essa é a parte mais difícil”, explica o guarda-redes certo de que “a responsabilidade faz sempre parte” e que “ser capitão tem um peso extra”.
Alberto Costa, Martim Fernandes e Alan Varela viajaram com a equipa, “estão a recuperar e a preparar-se para voltar”. Fora das opções estão os lesionados Nehuén Pérez e Luuk de Jong, o castigado Eustáquio - expulso na segunda mão do play-off da Liga Europa 2024/25, em Roma - e Tomás Pérez, que já se juntou aos trabalhos da seleção sub-20 argentina em vésperas do Campeonato do Mundo do escalão.
Em Salzburgo aterrou uma comitiva de 26 jogadores, entre eles os “bês” Gabriel Brás, João Teixeira e Ángel Alarcón e o reforço Yann Karamoh - que não está inscrito na UEFA mas seguiu viagem para treinar com o restante grupo, à semelhança de Eustáquio.
FC Salzburg
O conjunto orientado por Thomas Letsch viu sair nomes como Dorgeles Nene para o Fenerbahce, Oscar Gloukh para o Ajax, Amar Dedić para o Benfica e Samson Baidoo para o RC Lens, mas recrutou atletas mais ou menos experientes nos quadros do Bayern Munique, do Bayer Leverkusen, do Estugarda, do Borussia Mönchengladbach e do Bröndby.
Alexander Schlager é dono e senhor da baliza, Jacob Rasmussen e Joane Gadou têm formado dupla no eixo da defesa, Stefan Lainer é o rei das assistências a partir da lateral direita, Aleksa Terzic e Frans Krätzig competem por um lugar no corredor oposto, Soumaïla Diabaté é o trinco de serviço e na casa das máquinas moram dois compatriotas de Victor Froholdt chamados Mads Bidstrup e Maurits Kjærgaard.
À frente dos médios dinamarqueses costuma jogar o sérvio Petar Ratkov - o melhor marcador da equipa - ou o belga Yorbe Vertessen, pontas de lança servidos pelo bósnio Kerim Alajbegovic, pelo japonês Sota Kitano, pelo ganês Edmund Baidoo ou pelo maliano Dorgeles Nene. Karim Konaté sofreu uma rotura dos ligamentos cruzados e é baixa confirmada no ataque austríaco.
Apesar de ocupar o quarto lugar da Bundesliga local, o FC Salzburg já realizou mais do dobro dos jogos oficiais do FC Porto na presente campanha (13) e estreia-se na Liga Europa depois de ter lutado até à ultima com o Club Brugge por uma vaga na Liga dos Campeões. Na temporada passada, ambos os emblemas disputaram o Mundial de Clubes nos Estados Unidos.
Equipa de arbitragem
O grego Vassilis Fotias foi o juiz nomeado pelo Comité de Arbitragem da UEFA. O árbitro de 36 anos terá como assistentes os compatriotas Andreas Meintanas e Michail Papadakis - o quarto árbitro será Alexandros Tsakalidis. Natural da Grécia é também o videoárbitro Angelos Evangelou, que contará com o auxílio do alemão Sören Storks (AVAR).
Esta será a estreia de Vassilis Fotias em jogos do FC Porto e do FC Salzburg. Na presente temporada, o juiz helénico dirigiu encontros da Liga Grega, da Liga Conferência e da qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de 2026. O apito inicial está agendado para as 20h00 (Sport TV5).
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.