FCP logo

FC Porto e Estrela Vermelha medem forças a partir das 20h00

Depois de três desafios fora de portas - em Vila do Conde (0-3), em Salzburgo (0-1) e em Arouca (0-4) -, o líder da Liga Portuguesa regressa a casa esta quinta-feira para disputar a segunda jornada da Liga Europa. No relvado do Estádio do Dragão, a partir das 20h00 (Sport TV5), estarão frente a frente dois dos 14 clubes que já foram Campeões da Europa e do Mundo: o FC Porto (em 1987 e 2004) e o Estrela Vermelha (em 1991).

Os portistas têm protagonizado um arranque de temporada quase perfeito: oito jogos oficiais, oito vitórias, 20 golos marcados e somente um sofrido. Se no campeonato esse registo vale a liderança isolada, na Liga Europa há outras 13 equipas que também venceram na ronda inaugural. Os octacampeões sérvios empataram com o Celtic em Belgrado (1-1) e ocupam o 19.º posto entre os 36 participantes na fase de liga.

Este será o terceiro jogo dos comandados de Francesco Farioli no espaço de uma semana. 72 horas depois de golearem em Arouca, e outras 72 antes do clássico frente ao Benfica (domingo, 21h15), os Dragões medem forças com um adversário que só defrontaram uma vez - há 18 anos num jogo particular.

Na pré-época 2007/08, no Torneio do Centenário da Atalanta, o FC Porto bateu o Estrela Vermelha em Bérgamo com um golo solitário (mas espetacular) de Adriano e, desde então, nunca mais reencontrou o mais titulado dos emblemas sérvios. 44 mil bilhetes já foram vendidos e perspetiva-se uma boa casa no Estádio do Dragão. Os últimos ingressos continuam disponíveis na plataforma bilhetes.fcporto.pt.

FC Porto

“Quando se joga três vezes em sete dias a gestão é essencial” e Francesco Farioli relembra que “o grupo é todo muito importante”. O técnico italiano sabe que “os jogos europeus são sempre complicados”, ainda para mais “contra uma equipa gloriosa com uma história brilhante”, por isso, para “viver outra noite fantástica na Liga Europa”, é preciso “ter pernas frescas e mentes frescas”: “A motivação vem por arrasto”.

Sentado ao lado do treinador na sala de imprensa do Olival, Pablo Rosario assegurou que “os adeptos podem esperar uma equipa que vai estar preparada, que vai querer ganhar e que vai fazer tudo por isso”. Porta-voz de “um grupo muito unido”, o reforço de verão já se sente “muito bem dentro do balneário” e mostra-se preparado “para ajudar a equipa seja em que posição for”. “O esforço é coletivo, vai ser uma temporada longa e temos de estar frescos. Estamos prontos para o jogo”, garantiu o internacional dominicano.

Nehuén Pérez e Luuk de Jong continuam lesionados, ao passo que Yann Karamoh não se encontra inscrito na UEFA e também é baixa confirmada. Gabriel Brás, João Teixeira e Ángel Alarcón, da equipa B, treinaram com o plantel principal na véspera do encontro.

Estrela Vermelha

O plantel de Vladan Milojevic é composto por 31 jogadores de 16 nacionalidades espalhadas por quatro continentes: 11 sérvios, três brasileiros, dois bósnios, dois macedónios e dois nigerianos, um português, um austríaco, um montenegrino, um esloveno, um arménio, um israelista, um angolano, um gabonês, um gambiano, um colombiano e um sul-coreano.

Vencedor dos últimos oito campeonatos e das últimas cinco Taças da Sérvia, o Estrela Vermelha lutou pelo apuramento para a Liga dos Campeões até ao último minuto da segunda mão do play-off contra os cipriotas do Pafos e tem vários atletas que já passaram pelo futebol português - casos de Matheus (SC Braga), Rodrigão (Gil Vicente), Tomás Händel (Vitória SC), Milson (Marítimo), Nemanja Radonjić (Benfica) ou Bruno Duarte (Farense).

As principais armas ofensivas do conjunto de Belgrado são o sérvio Aleksandar Katai, que participou em 14 golos noutros tantos jogos, o montenegrino Mirko Ivanic, autor de oito golos e cinco assistências em 13 jogos, e o brasileiro Bruno Duarte (seis golos e duas assistências). O guarda-redes Matheus, o central Milos Veljkovic, os laterais Nair Tiknizyan e Young-woo Seol e os médios Timi Max Elsnik e Mirko Ivanic somam oito jogos completos na presente campanha.

Equipa de arbitragem

O alemão Harm Osmers foi o juiz nomeado pelo Comité de Arbitragem da UEFA. O árbitro de 40 anos terá como assistentes os compatriotas Dominik Schaal e Christian Gittelmann, sendo Florian Exner, igualmente germânico, o quarto árbitro. Natural da Alemanha será também o videoárbitro Bastian Dankert e o AVAR Sören Storks.

Esta será a estreia de Harm Osmers em jogos do FC Porto, ele que já mediou um embate do Estrela Vermelha frente ao AS Monaco na fase de grupos da Liga Europa 2022/23 (0-1). Na presente temporada, o juiz germânico dirigiu a final da Supertaça da Alemanha entre o Estugarda e o Bayern de Munique (1-2). O apito inicial está agendado para as 20h00 (Sport TV5).

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.