Bicampeões Nacionais perderam a Supertaça António Livramento para o Sporting (3-4)
O FC Porto falhou a conquista da 24.ª Supertaça António Livramento da sua história ao perder neste sábado com o Sporting (3-4), após prolongamento, no clássico que teve como palco o Pavilhão Multiusos de Odivelas. Os Bicampeões Nacionais continuam mesmo assim a dominar por completo esta competição, pois as 23 conquistas superam largamente o registo de toda a concorrência: Benfica (9), OC Barcelos (5), Sporting (3) e AD Valongo (1).
A primeira parte foi indiscutivelmente a melhor deste clássico, quanto mais não seja porque proporcionou cinco golos e muitas jogadas de perigo em ambas as balizas. Ezequiel Mena assinou o primeiro remate certeiro e pouco depois assistiu Hélder Nunes para o 2-0, mas Alessandro Verona reduziu a diferença para os lisboetas segundos antes do bis de Hélder Nunes, o autor do 3-1 favorável aos Dragões.
Facundo Navarro voltou a encurtar a distância para o Sporting e o intervalo chegou com o marcador a mostrar um 3-2 para o FC Porto, que em abono da verdade, foi bastante superior ao adversário nos 25 minutos iniciais. A etapa complementar foi muito mais amarrada e a estratégia começou a ganhar importância com o avançar do relógio, até que Facundo Navarro estabeleceu o 3-3 com pouco mais de três minutos para jogar.
A abrir o prolongamento, o mesmo Facundo Navarro voltou a marcar, chegou ao hat-trick e deu a primeira vantagem ao Sporting em todo o encontro, obrigando o FC Porto a correr atrás do prejuízo. Sobretudo na segunda parte do tempo extra, o coletivo comandado por Paulo Freitas foi atrás do empate com tudo e teve várias oportunidades para o conseguir, mas esbarrou na inspiração de Xano Edo, que acabou por segurar o triunfo lisboeta neste clássico.
O FC Porto volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, às 20h00 (Porto Canal), no Dragão Arena, frente ao OC Barcelos, em jogo da 1.ª jornada do Campeonato Nacional.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-SPORTING, 3-4 (após prolongamento)
Supertaça António Livramento
11 de outubro de 2025
Pavilhão Multiusos de Odivelas
Árbitros: Pedro Figueiredo, Miguel Guilherme e Joaquim Pinto
FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Edu Lamas, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto
Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Hélder Nunes, Ezequiel Mena, Pol Manrubia e Rafa
Treinador: Paulo Freitas
SPORTING: Xano Edo (g.r.), Rafael Bessa, Alessandro Verona, Facundo Navarro e Nolito Romero (cap.)
Suplentes: Zé Diogo Macedo (g.r.), Diogo Barata, Danilo Rampulla, Roc Pujadas e Henrique Magalhães
Treinador: Edo Bosch
Ao intervalo: 3-2
Marcadores: Ezequiel Mena (10m), Hélder Nunes (13m e 16m), Alessandro Verona (16m), Facundo Navarro (18m, 47m e 52m)
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.