FCP logo

FC Porto defrontou o Sporting (88-108) na 1.ª jornada da Taça Hugo dos Santos

Com seis baixas e dois atletas excluídos por faltas, equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire caseiro frente ao Sporting, por 88-108, na ronda inaugural da fase de grupos da Taça Hugo dos Santos. Além dos portistas e dos lisboetas, também Vasco da Gama, Imortal BC, Galitos FC e CA Queluz integram o Grupo B da prova que apura o primeiro classificado para as meias-finais e os segundos e terceiros para um play-off de acesso à Final Four.

Privado de Axel Toupane, Márkó Filipovity, Tanner Omlid, Miguel Queiroz e Gonçalo Delgado devido a problemas físicos - e também de Allen Flanigan, que ainda não pôde ser inscrito nas competições nacionais -, Fernando Sá convocou somente dez atletas, entre eles os jovens Francisco Faria (16 anos), Santiago Silva (17) e Yago Carrera (19). 

O experiente Jalen Riley (32) assumiu a batuta desde cedo, marcando 13 pontos num início de jogo em que o conjunto da casa apostava tudo nos lançamentos triplos e os visitantes preferiam atirar debaixo do cesto (27-25). A partir do segundo período começou a ser evidente a diferença de soluções, o Sporting utilizou 11 atletas - contra apenas sete do FC Porto - e chegou a dispor de uma vantagem de oito (40-48) que caiu para metade ao intervalo (46-50).

A toada agravou-se logo após o regresso das cabines, quando Javian Davis acabou excluído com apenas 15 minutos de utilização. Durante uma etapa complementar em que os esforços portistas nunca foram suficientes para travar o ímpeto de um rival que lutou sempre com outras armas, e já depois de Vlad Voytso também cometer a quinta falta, a buzina assinalou o final de um clássico desnivelado desde antes da bola ao ar (88-108). 

Segue-se uma receção aos alemães do Rostock Seawolves, líderes do Grupo B, na terceira ronda da FIBA Europe Cup (terça-feira, 20h00, Porto Canal).

Ficha de jogo

FC PORTO 88-108 SPORTING
Taça Hugo dos Santos, Grupo B, 1.ª jornada
25 de outubro de 2025
Dragão Arena

Árbitros: Paulo Marques, Diogo Martins e Jorge Cabral

FC PORTO: Jalen Riley (25), Jhonathan Dunn (16), Wes Washpun (13), Vlad Voytso (6) e Javian Davis (4)
Suplentes: Miguel Maria (15), Santiago Silva, Yago Carrera, João Guerreiro (9) e Francisco Faria
Treinador: Fernando Sá

SPORTING: Brandon Johns (25), Maleeck Harden-Hayes (8), Claude Robinson (4), Malik Morgan (28) e Stephan Swenson (12)
Suplentes: Uwais Razaque, Malik Bowman (4), Miguel Correia, Rui Palhares (8), Francisco Amarante (13), Diogo Ventura (6) e João Fernandes
Treinador: Luís Magalhães

Ao intervalo: 46-50
Parciais: 27-25, 19-25, 22-32 e 20-26

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.