FC Porto torna-se pioneiro em turismo sustentável no universo do futebol mundial
O Museu Futebol Clube do Porto e o Estádio do Dragão conquistaram a Certificação Prata da EarthCheck, tornando-se as primeiras atrações turísticas, no universo do futebol a nível mundial, a atingir este patamar de certificação internacional em sustentabilidade. Este feito representa um marco de grande relevância para o FC Porto, para a cidade do Porto, para a Região Norte e para o turismo sustentável a nível global.
A certificação foi atribuída após a conclusão de um rigoroso processo de avaliação, desenvolvido ao longo de cerca de um ano, em estreita colaboração com o IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, entidade que assegurou o apoio técnico especializado em todas as fases do processo.
A entrega oficial do diploma de certificação decorreu no Estádio do Dragão e contou com a presença de Melissa Hamilton, Consultora Principal da EarthCheck que, em nome da organização, entregou o certificado a João Borges, Vice-presidente e Administrador do FC Porto. A deslocação de Melissa Hamilton ao Porto coincidiu com a realização do Congresso ICCA, também no Estádio do Dragão, reforçando o posicionamento internacional destas infraestruturas desportivas icónicas, agora oficialmente reconhecidas pela sua sustentabilidade.
Compromisso com a sustentabilidade
A obtenção do Selo Prata resulta de um processo exigente e transparente, que envolveu a recolha e análise de dados quantitativos e critérios qualitativos, culminando numa auditoria externa independente. Esta validação comprova o alinhamento do Museu FC Porto e do Estádio do Dragão com os mais elevados padrões ESG (Ambiental, Social e de Governança) e as melhores práticas internacionais.
O sucesso deste processo contou com o empenho da equipa de Sustentabilidade do Grupo FC Porto e o envolvimento coordenado de várias áreas operacionais. Foram determinantes a implementação de uma Política de Sustentabilidade robusta, o desenvolvimento de ações concretas de responsabilidade social, a aposta em eficiência energética e hídrica e a criação de projetos inovadores de acessibilidade e inclusão.
"O FC Porto alcança mais um marco importante na sua história: a certificação, pioneira no setor, do Museu FC Porto e do Estádio do Dragão como atrações turísticas sustentáveis. Trata-se de um reflexo do nosso compromisso com um futuro mais responsável, dentro e fora das quatro linhas. Acreditamos que é possível aliar a excelência desportiva à liderança em sustentabilidade e esta distinção prova que estamos no caminho certo. Este resultado orgulha-nos profundamente, pois traduz em reconhecimento formal uma das nossas caraterísticas de sempre: a procura permanente da excelência, com responsabilidade e visão de futuro”, destaca João Borges.
Referências internacionais
O Museu FC Porto e o Estádio do Dragão afirmam-se como atrações turísticas de referência mundial ao conjugar desporto, cultura, património e inovação. Em 2025, foram distinguidos pelos World Travel Awards como a Melhor Experiência em Estádio de Futebol em Portugal, e representam o país enquanto membros afiliados da Organização Mundial do Turismo. Adicionalmente, integram a direção da Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal (ATPNP).
Trata-se de mais um momento de grande celebração. Creio que podemos festejar o rigor, o trabalho e a visão de futuro que transformaram o Museu FC Porto e o Estádio do Dragão em atrações turísticas sustentáveis certificadas pela EarthCheck. A nossa missão, enquanto museu, é recolher, estudar e partilhar a história, mas sempre encarámos o Museu FC Porto como uma fonte de inspiração quando pensamos no futuro. A quem nos visita, desejamos que leve uma mensagem: a de que é possível ser competitivo, inovador e exemplar, sem perder a essência que nos define. Este é, portanto, um momento de orgulho portista”, afirma Mafalda Magalhães, Diretora do Museu FC Porto.
Liderar no desporto e no turismo sustentável
A certificação EarthCheck reforça um percurso já consolidado pelo Grupo FC Porto em matéria de sustentabilidade organizacional, um compromisso iniciado em 2007 pela implementação de um sistema de gestão integrado de qualidade e ambiente (ISO 9001 e ISO 14001), consolidado pela Estratégia de Sustentabilidade do Clube e pela distinção como primeira organização desportiva em Portugal e na Europa a obter a certificação EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria).
Teresa Santos, Diretora de Sustentabilidade do FC Porto, reforça o impacto da subida de um novo degrau na afirmação do Clube nesta área tão decisiva: “Quando iniciámos este processo, sabíamos que o desafio era exigente. A certificação EarthCheck é reconhecida internacionalmente como uma das mais rigorosas no campo da sustentabilidade aplicada ao turismo e às organizações. Foi com método, compromisso e convicção que encarámos este desafio, sabendo que a sustentabilidade faz parte da nossa identidade vencedora.”
A EarthCheck é uma organização australiana, líder mundial em benchmarking e certificação científica de sustentabilidade para o setor do turismo. Desde 1987, trabalha com destinos e empresas em todo o mundo, apoiando a transição para modelos de gestão sustentáveis, com base em métricas credíveis e verificadas. O programa EarthCheck Certified para Empresas é reconhecido globalmente pelo GSTC e aplicado em mais de 70 países, sendo um dos referenciais de sustentabilidade mais exigentes a nível internacional.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.