Avançado de 17 anos sagrou-se Campeão Nacional e Europeu de hóquei em 2025
Tomás Santos renovou o contrato que o liga ao FC Porto até 2029 e vai continuar a crescer de azul e branco. Campeão Nacional na primeira época na Invicta - feito para o qual contribuiu com dois golos em 36 jogos -, o avançado de apenas 17 anos recheou o palmarés pessoal com títulos internacionais em 2025: em abril venceu o Campeonato da Europa de sub-23 e em agosto capitaneou a equipa nacional à vitória na prova do escalão sub-19, na qual se destacou como melhor marcador com oito golos em quatro jogos.
De volta ao Dragão Arena, foi lançado pela primeira vez em 2025/26 por Paulo Freitas frente ao Riba d’Ave, na quarta jornada do campeonato nacional, e correspondeu com um golo. Além do percurso na equipa A, já soma também três jogos e um remate certeiro pelo FC Porto B.
Natural do Olival, o jovem hoquista começou a patinar nos Carvalhos e em 2018 viveu a primeira experiência no FC Porto ao serviço dos sub-13. No ano seguinte, mudou-se para Valongo, de onde saiu durante dois anos para representar a Oliveirense antes de voltar no arranque de 2024/25 para se estrear como sénior pela equipa B aos 15 anos e na Liga dos Campeões com 16, na cidade italiana de Lodi.
Destaque nos escalões jovens a nível nacional e internacional, esteve em três finais consecutivas (e marcou em duas) da Eurockey Cup - uma prova de cariz não-oficial para a qual são convidados os três primeiros classificados de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Suíça, França e Inglaterra - e foi ainda vice-campeão europeu de sub-17 em 2023, estatuto que voltou a alcançar em 2024 nos sub-19 depois de marcar 12 golos e fazer duas assistências em seis encontros.
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.