FC Porto perdeu com o Benfica (109-80) na 6.ª jornada da Liga
O FC Porto perdeu na Luz, frente ao Benfica (109-80), num clássico da sexta jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Os Dragões somam agora nove pontos, menos três do que o adversário deste sábado e líder da classificação.
Mais eficazes a lançar de três pontos, os lisboetas adiantaram-se cedo no marcador (17-9) e dilataram a vantagem até ao final dos primeiros dez minutos (32-19). Atrás do resultado e com Javian Davis, Jhonathan Dunn e Jalen Riley em maior evidência - ao intervalo somavam 24 dos 32 pontos azuis e brancos -, os portistas acumularam turnovers e viram o adversário distanciar-se (68-32). Já sem Miguel Maria - excluído no final do segundo período por acumulação de faltas num lance ofensivo que motivou protestos no banco -, no terceiro quarto o equilíbrio foi nota dominante (93-54) e, apesar da reação no derradeiro período – Javian Davis (25 pontos e 10 ressaltos) chegou ao duplo-duplo -, o resultado final fixou-se em 109-80.
“A equipa não está num bom momento, continuamos com jogadores ausentes - o Miguel Queiroz e o Tanner Omlid -, e outros a jogar condicionados - o Wes Washpun, o Jalen Riley, o Jhonatan Dunn foi infiltrado ontem, o Axel Toupane -, mas independentemente disso, nos primeiros 20 minutos estivemos a tentar resolver ações a título individual, o que deu transições ao Benfica. O jogo ficou decidido na primeira parte. Na segunda parte foi uma questão de brio, de tentar melhorar algumas coisas para o futuro. É o primeiro jogo aqui na Luz, esperamos jogar muitas vezes aqui e melhorar muito ao longo da época. Não sei se correu tudo bem ao Benfica, mas foram superiores em todos os aspetos. Acabámos por fazer faltas em situações em que não devíamos, a gestão das faltas e o momento em que as fizemos não foi bem feita, comprometemos a equipa em termos de rotação e de pontuação. É uma temporada que me tem obrigado a trabalhar bastante e a aproveitar todos os poucos momentos que temos de treino para melhorarmos. Viemos jogar contra o Benfica, que teve uma semana inteira para preparar o jogo, com apenas um treino. Com essas limitações, não tivemos as condições ideais para este jogo e assim aconteceu o que aconteceu”, afirmou Fernando Sá após a partida.
Segue-se uma viagem à Alemanha para um embate com os Rostock Seawolves na sexta e derradeira ronda da fase de grupos da FIBA Europe Cup (quarta-feira, 17h00, Porto Canal).
Ficha de jogo
BENFICA-FC PORTO, 109-80
Liga Portuguesa de Basquetebol, 6.ª jornada
15 de novembro de 2025
Pavilhão da Luz
Árbitros: Paulo Marques, José Gouveia e Vicente Jardim
BENFICA: Eugene Crandall (26), Koby Mcewen (9), Aaron Broussard (17), Makram Romdhane (7) e Daniel Relvão
Suplentes: Justice Sueing (20), Aleksander Dziewa (17), Betinho Gomes (9), Eduardo Francisco, José Silva (2), Diogo Gameiro (2) e Jhonathan Andrade
Treinador: Norberto Alves
FC PORTO: Javian Davis (25), Jhonathan Dunn (15), Axel Toupane (7), Vlad Voytso (6) e Wes Washpun (7)
Suplentes: Jalen Riley (9), Miguel Maria (2), Santiago Silva, Yago Carrera, João Guerreiro e Gonçalo Delgado (9)
Treinador: Fernando Sá
Ao intervalo: 68-32
Parciais: 32-19; 36-13; 25-22; 16-26
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.