Sócios do FC Porto voltam a ser chamados a escolher os vencedores nestas categorias
Os sócios do FC Porto são novamente chamados a escolher vencedores de três categorias dos Dragões de Ouro. A Gala vai decorrer a 1 de dezembro, no Dragão Arena, e só aí se ficará a saber quem leva o galardão para casa, mas já pode votar nos nomeados nas categorias Futebolista, Modalidades de Pavilhão e Sócio do Ano.
Pelo segundo ano consecutivo os associados poderão votar online, através de uma página criada para o efeito, e ajudar a eleger os vencedores. Cada associado pode votar apenas uma vez.
A votação encerra às 11 horas do dia 20 de novembro (quinta-feira).
É hora de distinguir aqueles que mais se destacaram na última época e estes são os nomeados nas categorias a votação:
Nomeados para o Dragão de Ouro – Sócio
Luís Bacelar (Sócio n.º 4)
Um testemunho vivo da história do Futebol Clube do Porto. Luís Bacelar é o sócio mais antigo vivo do clube. Com 85 anos como associado, viu jogos na Constituição, Lima, Antas e Dragão. Passou do pelado ao relvado, viu gerações e gerações de futebolistas despontarem, brilharem e passarem o testemunho. Aos 92 anos de idade, é património vivo do Futebol Clube do Porto.
Paulo Bizarro (Sócio n.º 3170)
Com 55 anos de associado, Paulo Bizarro é um dos rostos reconhecidos da dinamização do apoio ao FC Porto. É um dos organizadores do Dia do Clube, que desde 2012 já chegou às 20 edições e reuniu quase três mil portistas para debater e conversar sempre com o FC Porto como pano de fundo. Tem Lugar Anual no Dragão desde 2016 e 100% de assiduidade.
Manuel Ramiro Ferreira (Sócio n.º 4173)
O apoio ao FC Porto não se vive apenas nas bancadas e Manuel Ferreira é a prova disso. Para além de ter 100% de assiduidade aos jogos no Estádio do Dragão, onde tem Lugar Anual desde a inauguração, é também, aos 80 anos, treinador voluntário no Desporto Adaptado do FC Porto.
Ricardo Galiza Marques (Sócio n.º 12541)
Com 100 por cento de assiduidade nos jogos do Estádio do Dragão, onde tem Lugar Anual desde a inauguração, é também uma figura presente nos jogos das modalidades, tanto no Dragão Arena como fora. Aos 48 anos e com 37 ininterruptos de associado, é uma das caras do apoio que nunca falta ao Futebol Clube do Porto.
Vote no Sócio do Ano

Nomeados para Dragão de Ouro – Futebolista
Iván Marcano
Quando muitos lhe vaticinavam o fim, o Homem de Gelo recuperou de uma lesão gravíssima e, aos 38 anos, voltou a jogar e a marcar de azul e branco. O defesa mais goleador da história do FC Porto já venceu o Dragão de Ouro – Atleta em 2023.
Nico González
Nomeado pela segunda temporada consecutiva, Nico González foi figura de destaque na primeira metade da temporada 2024/25, antes de se mudar para o Manchester City. Sete golos e cinco assistências num total de 29 jogos pulverizaram não só registos anteriores no clube como em toda a carreira.
Rodrigo Mora
Golos para todos os gostos, alguns deles bem refinados. Rodrigo Mora encantou em 2024/25, época de estreia na equipa principal do FC Porto. Participou em 35 jogos, marcou 11 golos, fez 4 assistências e distribuiu magia com a bola nos pés. Um cartão de visita retumbante.
Samu
Chegar, ver e... marcar. Foram golos atrás de golos do avançado de 21 anos que respira FC Porto e vibra como um portista mais em campo. Samu terminou a primeira época de azul e branco com números reveladores: 45 jogos, 27 golos e 3 assistências.
Vote no Dragão de Ouro Futebolista

Nomeados para Dragão de Ouro – Atleta Modalidades de Pavilhão
Diogo Rêma (Andebol)
Recentemente eleito Melhor Guarda-redes do Mundial Sub-21, Diogo Rêma já é uma certeza do andebol portista e um nome a ter em conta para muitos anos. Com defesas incríveis, coragem e determinação à prova de bala, Rêma conquistou as bancadas e mostrou que a baliza está bem entregue também nesta modalidade.
Miguel Queiroz (Basquetebol)
O capitão que levantou a Supertaça e Taça de Portugal em 2024/25 volta a estar nomeado nesta categoria, pelo segundo ano consecutivo. No FC Porto desde 2013, já garantiu, por direito próprio, lugar na história pelos dez títulos conquistados, pelas centenas de jogos disputados e pelo exemplo como profissional.
Rafa (Hóquei em Patins)
Já são 12 temporadas consecutivas e 14 anos de FC Porto no total. Em 2024/25 juntou mais um título nacional ao pecúlio pessoal (já são 7 de azul e branco) e foi eleito pela imprensa especializada o Melhor Jogador do Campeonato, mesmo tendo disputado o play-off com uma placa de ferro no ombro, em consequência da fratura na omoplata, sofrida no decorrer da temporada.
Lila Durão (Voleibol)
Na segunda temporada ao serviço do FC Porto, Lila Durão mostrou a qualidade reconhecida de uma internacional portuguesa. Recuperada da lesão que lhe roubou quase toda a época anterior, rapidamente assumiu o papel de uma das referências e líderes da equipa.
Vote no Dragão de Ouro - Modalidades de Pavilhão

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.