FCP logo

FC Porto venceu o OGC Nice (3-0) e subiu aos lugares de apuramento direto para os “oitavos” da Liga Europa

Na centésima aparição de Diogo Costa no Estádio do Dragão, o capitão do FC Porto foi um mero espetador atento na vitória frente ao OGC Nice durante 90 minutos (3-0). A supremacia azul e branca deu frutos logo aos 18 segundos - Gabri Veiga apontou o golo mais rápido do anfiteatro portista - e prolongou-se em castelhano: o camisola 10 bisou ainda na primeira parte e Samu completou o triunfo que levou o plantel de Francesco Farioli até à zona de apuramento direto para os oitavos de final da Liga Europa. Os da Invicta são oitavos classificados da fase de liga com 10 pontos.

Matej Jug deu ordem para o início do jogo, os nove jogadores do FC Porto posicionados sobre a linha de meio-campo distribuíram-se estrategicamente pelo terreno adversário e Pepê combinou com Alberto Costa antes de ganhar espaço junto à linha final para cruzar atrasado. Alan Varela deixou o esférico passar para Gabri Veiga e o médio fez o primeiro da tarde com um remate forte ao primeiro poste. Tudo isto em 18 segundos, o registo mais rápido do Estádio do Dragão - a par do golo de Galeno ao Rio Ave, na terceira jornada de 2024/25.

O banco azul e branco protestou um contacto perigoso de Dante no joelho de Alan Varela (20m) e só viria a levantar-se novamente aos 33 minutos, quando Froholdt recebeu de Alberto, rodou para encontrar opções e descobriu Gabri Veiga solto à entrada da área. O galego furou a linha defensiva francesa e, de pé esquerdo, atirou sem dar hipóteses a Diouf para completar o bis (2-0).

Jan Bednarek voltou à competição por troca com Varela, logo após o intervalo, e viu de perto Samu estrear-se a marcar na Liga Europa aos 61 minutos. Lançado em profundidade por Gabri Veiga, o internacional espanhol foi rasteirado por Dante e, após intervenção do VAR para assinalar a respetiva grande penalidade, enganou Diouf e ouviu as bancadas a entoarem o seu nome (3-0).

Deniz Gül saiu muito aplaudido para a entrada de Borja Sainz (61m), Rodrigo Mora rendeu Victor Froholdt e tornou-se o mais jovem a chegar aos 50 jogos pelo FC Porto, Luuk de Jong voltou às lides internacionais (72m) e Gabri Veiga mereceu uma ovação pelo precioso contributo para o resultado antes de dar o lugar a Eustáquio, que chegou às 150 partidas pelo Clube. Com os cinco “reforços” em campo, o placar manteve uma distância tão justa quanto esclarecedora até ao apito final.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.