FCP logo

FC Porto estreou-se na prova rainha com uma vitória em Coimbra (6-4)

Num duelo bem mais difícil e agitado do que se previa no Luso, o FC Porto venceu a Académica de Coimbra por 6-4 e selou a passagem aos 16 avos de final da Taça de Portugal. Tomás Santos, Gonçalo Alves, Telmo Pinto, Pol Manrubia e Carlo Di Benedetto (2) marcaram para os Bicampeões Nacionais.

A atacar desde o primeiro segundo contra uma formação fechada cujo único propósito era sair em contra-ataque para alvejar a baliza defendida por Leonardo Pais, o FC Porto foi surpreendido aos 10 minutos, precisamente nesse contexto, por um golo de José Flores. De volta ao meio-campo ofensivo, Ezequiel Mena desequilibrou a partir da direita e Tomás Santos aproveitou um ressalto para bater o guardião adversário, que vinha sendo a figura do encontro (1-1, 17m). A escassos segundos do intervalo, a Briosa voltou a ganhar vantagem numérica em transição e a colocar-se na frente do marcador por Diogo Graça (2-1).

De volta à pista, Rafa aproveitou o pequeno espaço sem uma mancha negra para furar a defesa e ser derrubado dentro da área (35m). Assinalada a grande penalidade, Gonçalo Alves restabeleceu a igualdade (2-2). A reviravolta chegaria a dez minutos da buzina soar por intermédio de Telmo Pinto, que ganhou a dividida à direita e, com classe, tirou Tiago Estarreja da frente para completar o 3-2. Leonardo Pais ainda defendeu com a máscara o livre direto decorrente da décima falta (42m), mas o empate voltaria pouco depois, com um remate de João Matias à distância (3-3).

Pol Manrubia, aos 44, deu novo adiantamento aos da Invicta (4-3), Diogo Cortez respondeu (4-4, 45m) num momento em que a Académica jogava em superioridade numérica face ao cartão azul visto por Leonardo Pais - que obrigou à estreia do jovem Martim Almeida na baliza - e, já com o titular de regresso após a sanção, Carlo Di Benedetto, servido à meia-volta por Rafa, estabeleceu o 5-4 (48m) e ainda foi a tempo de bisar nos derradeiros instantes (6-4).

Na próxima sexta-feira, os portistas regressam ao Dragão Arena para medirem forças com a UD Oliveirense na oitava jornada do campeonato (20h00, Porto Canal).

Ficha de jogo

AA COIMBRA-FC PORTO, 4-6
Taça de Portugal, 32 avos de final
29 de novembro de 2025
Pavilhão Municipal do Luso

Árbitros: Fernando Vasconcelos e Pedro Pereira

AA COIMBRA: Tiago Estarreja (g.r.), Gonçalo Oliveira (cap.), Francisco Monteiro, João Matias e Vasco Pereira
Suplentes: João Gamelas (g.r.), Rodrigo Grade, José Flores, Diogo Graça e Diogo Cortez
Treinador: Pedro Ferreira

FC PORTO: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Rafa, Carlo Di Benedetto e Gonçalo Alves
Suplentes: Martim Almeida (g.r.), Tomás Santos, Telmo Pinto, Ezequiel Mena e Pol Manrubia
Treinador: Paulo Freitas

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: José Flores (10), Tomás Santos (17m), Diogo Graça (25m), Gonçalo Alves (35m), Telmo Pinto (50m), João Matias (42m), Pol Manrubia (44m), Diogo Cortez (45m) e Carlo Di Benedetto (48m e 50m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.