FCP logo

Presidente dos Presidentes é a maior figura da história do FC Porto

Há um Futebol Clube do Porto antes e depois de 17 de abril de 1982 - o dia em que a história mudou e em que Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito presidente.

Nos 89 anos anteriores, o Clube tinha vencido somente 16 troféus no desporto-rei, três deles já com o lendário dirigente à frente do Departamento de Futebol. Nos 42 anos que se seguiram, os portistas festejaram 23 campeonatos, 22 Supertaças, 15 Taças de Portugal, duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Clubes Campeões Europeus e uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia e uma Taça da Liga.

Com Jorge Nuno Pinto da Costa ao leme, o FC Porto sagrou-se Campeão da Europa e do Mundo em várias modalidades e escalões, Decacampeão de hóquei em patins, Heptacampeão de andebol, Hexacampeão de bilhar, Pentacampeão de futebol, quebrou jejuns que duravam há mais de três décadas, aumentou a capacidade do Estádio das Antas, construiu o Dragão e juntou-lhe um Museu e um pavilhão, reabilitou o Campo da Constituição e estabeleceu parcerias que permitem continuar a usufruir do Centro de Treinos do Olival e do Complexo de Piscinas de Campanhã.

Entre abril de 1982 e maio de 2024, o maior clube do Norte tornou-se o melhor clube português e cresceu dos níveis local e regional para as escalas europeia e mundial. Sem nunca esquecer as raízes, o FC Porto cresceu com a cidade e a cidade cresceu com o FC Porto. O Clube tem mais de 132 anos de história, mas há um nome que ajudou a escrevê-la como nenhum outro: Jorge Nuno Pinto da Costa.

Mensagem de Alexandre Pinto da Costa

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.