FCP logo

FC Porto venceu o Belenenses (20-39) na 14.ª jornada do Andebol 1

Na capital, diante do Belenenses, o FC Porto apenas sofreu oito golos na segunda parte e venceu por 20-39 na 14.ª jornada do Andebol 1. No jogo que marcou o regresso de José Luís Ferreira à ação, Sebastian Abrahamsson e Diogo Rêma taparam os caminhos para a baliza e Mamadou Diocou (6) foi quem mais contribuiu ofensivamente para os azuis e brancos voltarem à liderança do campeonato com 38 pontos, mais dois do que o Sporting, que tem menos dois jogos disputados.

Regressados da Suíça com o passaporte para a Main Round da Liga Europeia no bolso, os portistas entraram em Lisboa dominantes e, graças à boa réplica defensiva - complementada com ações eficazes em transição -, colocaram-se desde cedo em vantagem no marcador (3-8), o que levou Pedro Spínola, antigo jogador do Clube e agora técnico do emblema do Restelo, a pedir um desconto de tempo aos dez minutos. Competentes para aproveitarem a falta de eficácia dos da capital, os Dragões mantiveram a distância no placar durante grande parte da primeira parte e, já perto do intervalo, com o adversário em inferioridade numérica, esticaram a diferença para números inéditos (12-19).

Com os guarda-redes Diogo Rêma e Miguel Moreira em plano de evidência no arranque da etapa complementar, Magnus Andersson parou o encontro para dar novas orientações ao plantel, promoveu o regresso de José Luís Ferreira à competição e viu os seus pupilos dispararem no marcador graças, sobretudo, à irrepreensível atitude defensiva - aos 20 minutos do segundo tempo, o Belenenses tinha apenas dois golos marcados (14-28). Ricardo Brandão viu o vermelho direto a um minuto e meio do final e o soar da buzina confirmou mais um triunfo no Andebol 1 (20-39).

O foco vira-se agora para o clássico da 15.ª jornada. Na próxima quarta-feira, o FC Porto defronta o Sporting no Dragão Arena (20h00, Porto Canal).

Ficha de jogo

BELENENSES-FC PORTO, 20-39
Andebol 1, 14.ª jornada
6 de dezembro de 2025
Pavilhão Acácio Rosa, em Lisboa

Árbitros: Pedro Ribeiro e João Ferreira

BELENENSES: Miguel Moreira e João Moniz (g.r.); João Macedo, Martim Ferraz (2), Alexandre Pereira, Christopher Selles (2), Tiago Alves, Uros Markovic (1), Benjamim João, Victor Talmazan, Gonçalo Nogueira (3), Duarte Seixas (3), Felisberto Landim, João Paulo Pinto (7), Nélson Pina (1) e Pedro Santana (1)
Treinador: Pedro Spínola

FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Diogo Rêma (g.r.); Pol Valera (3), Freddy Álvarez (3), Rui Silva (3), Daymaro Salina (3), Vasco Costa (3), Mamadou Diocou (6), Leonel Fernandes (2), Antonio Martínez (3), José Luís Ferreira (1), Henrique Magalhães (2), Marcus Dahlin (1), Pedro Oliveira (4), Ricardo Brandão (5) e Timmy Petit
Treinador: Magnus Andersson

Ao intervalo: 12-19

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.