Francesco Farioli lembra que “a Liga não se vai decidir à 13.ª jornada” (domingo, 20h30)
72 horas depois dos quartos de final da Taça da Liga, o FC Porto regressa à ação na 13.ª jornada do campeonato para defrontar o CD Tondela a partir das 20h30 deste domingo no Estádio João Cardoso (Sport TV). Na antevisão de “um dérbi de treinadores italianos” contra a formação orientada pelo compatriota Cristiano Bacci, Francesco Farioli começou por sublinhar a importância de os jogadores “estarem preparados e com a mentalidade certa para recomeçar o trajeto na Liga”.
Deniz Gül já foi dado como apto e “certamente que estará no jogo”, Gabri Veiga ainda “será novamente testado” e os Dragões vão à Beira Alta cientes de que é preciso “reagir da melhor forma” ao desaire da passada quinta-feira. “Só estamos focados em nós. Não ganhamos nada se estivermos a pensar em cenários hipotéticos”, lembra o técnico decidido a “lutar pelas diferentes competições” e para quem “a Liga não se vai decidir no início de dezembro”.
Ainda o Vitória SC
“É importante reagirmos da melhor forma. É um processo normal, porque depois de cada jogo começamos logo a pensar no próximo e agora é tempo de voltar a focar no campeonato e numa equipa que mudou de treinador e agora tem um treinador italiano. Vai ser um dérbi de treinadores italianos, o primeiro na história deste campeonato. Eu e o (Cristiano) Bacci nascemos na mesma região e tivemos várias experiências fora do nosso país. Não temos muitas imagens dos jogos dele no Tondela, por isso fomos procurar no passado, na passagem dele pela Grécia e por Portugal, especialmente no Moreirense, para termos uma ideia da equipa dele, que será bem organizada e baseada num 4-4-2, com algumas adaptações em posse. Não sabemos que ele vai fazer algo diferente, mas temos de estar preparados e com a mentalidade certa para recomeçar o caminho na Liga.”
Gabri Veiga e Deniz Gül
“Estão sob avaliação. Estou otimista quando ao Deniz, certamente que ele estará no jogo, mas o Gabri ainda fez um teste hoje para percebermos a situação dele. Amanhã de manhã será novamente testado e oxalá possa estar no jogo.”
A saída da Taça da Liga
“Foi um jogo numa altura muito específica, com várias lesões e em que a gestão do plantel foi um fator-chave. Demos o nosso melhor para nos qualificarmos, não foi possível, mas há sinais positivos apesar do resultado, porque mudámos muita coisa e mantivemos a identidade e a forma de jogar. Perdemos mais um jogo com dois penáltis contra, o que demonstra que não é fácil marcar-nos golos. Tivemos oportunidades muito boas, mas infelizmente não as convertemos. Agora temos de reagir e de perceber que vamos ter mais tempo para nos prepararmos, continuando a dar passos em frente na nossa caminhada.”
O dérbi de Lisboa
“Só estamos focados em nós. Não ganhamos nada se estivermos a pensar em cenários hipotéticos. Estamos focados na nossa caminhada e no jogo de amanhã. Ontem à noite apeteceu-me ver o jogo, mas o canal não estava a funcionar na minha televisão e não pude ver. Nada posso acrescentar quanto a isso.”
A gestão do plantel
“Acredito muito no quadro grande e pequeno. Ser treinador do FC Porto significa encarar todos os jogos para ganhar, que ninguém tenha dúvidas quanto a isso, mas temos de ser inteligentes a gerir o plantel, a condição física dos jogadores, os cartões… há sempre algo maior do que o próprio jogo e eu escolho sempre o melhor onze para ganhar os jogos, mas, por exemplo, não quis arriscar o Deniz Gül depois de termos recebido a notícia da lesão do Luuk de Jong. O Deniz já estava capaz e eu preferi esperar mais três ou quatro dias para o ter totalmente recuperado. É uma questão racional e lógica, rodar e dar oportunidades a todos os jogadores faz com que todos entrem com a atitude certa e temos de continuar assim se queremos lutar pelas diferentes competições.”
Estado físico e anímico
“Vamos a Tondela cientes das dificuldades que teremos pela frente. Vamos defrontar uma equipa que fará tudo para conseguir um resultado positivo e não somos cegos, sabemos o que está a acontecer à nossa volta, mas só podemos influenciar o que vamos fazer dentro do campo. O foco tem de estar sempre lá, não fazemos contas e amanhã será uma boa oportunidade para nós. A Liga não se vai decidir no início de dezembro.”
A luta pelo título
“Para mim é óbvio que ninguém festeja campeonatos no início de dezembro.”
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.