FC Porto B bateu o Leixões SC (4-2) e ascendeu ao 13.º lugar da Segunda Liga
A equipa B do FC Porto venceu no Estádio do Mar por 4-2 e ultrapassou o Leixões SC na tabela classificativa da Segunda Liga. Garantida a quarta vitória nos últimos seis jogos, os Dragões sobem ao 13.º posto com os mesmos 14 pontos do 11.º e menos dois que o oitavo classificado FC Penafiel, que tem mais um jogo disputado (14).
João Brandão lançou João Costa, Pedro Lima, João Teixeira e André Miranda de início - nos lugares ocupados por Gonçalo Ribeiro, Felipe Silva (castigado), Tomás Pérez e Yann Karamoh frente ao Lusitânia de Lourosa (1-2) - e o conjunto de Matosinhos abriu a contagem aos 26 minutos, na sequência de um contra-ataque finalizado por Bica (1-0).
A resposta foi tão célere como assertiva: à passagem da meia-hora, André Miranda trabalhou no corredor direito e cruzou para Brayan Caicedo rematar de primeira para o fundo das redes à guarda de Stefanovic (1-1). Em cima do intervalo, o VAR sinalizou uma falta sobre João Teixeira dentro da área da casa, João Pinheiro apontou para a marca dos onze metros e Stefanovic adiantou-se para defendeu a primeira tentativa de Leonardo Vonić. Na segunda, Kauê não perdoou e deu a volta ao marcador (1-2).
Trafim Melnichenka rendeu Vonić no regresso das cabines e o Leixões repôs a igualdade pouco depois, através de Kanuric (2-2). Já com Tiago Andrade no lugar de Brayan Caicedo, que saiu lesionado aos 58 minutos, Luís Gomes levou a bola para a frente e serviu João Teixeira, que disparou de longa distância e repôs a vantagem azul e branca (2-3) antes de dar o lugar a André Oliveira.
O quarto golo dos Dragões tardou pouco e teve a assinatura do recém-entrado Tiago Andrade, que recebeu um passe longo de Gabriel Brás e não tremeu na cara de Stefanovic (2-4). O quinto podia ter surgido logo a seguir, mas Salvador Agra travou o remate de Tiago Andrade antes de perder a cabeça com o jovem de 20 anos e de ser substituído para evitar males maiores do que um cartão amarelo. Até ao apito final de João Pinheiro ainda houve tempo para António Ribeiro e Rui Monteiro substituírem Kauê e André Miranda.
A ronda número 14 arranca com um duelo entre o FC Porto B e o FC Penafiel agendado para as 18h00 da próxima sexta-feira no miniestádio do CTFD Jorge Costa (Porto Canal).
Ficha de jogo
LEIXÕES SC 2-4 FC PORTO B
Liga Portugal 2, 13.ª jornada
6 de dezembro de 2025
Estádio do Mar, em Matosinhos
Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia
Quarto árbitro: Bruno Costa
VAR: Sérgio Piscarreta
AVAR: José Mira
LEIXÕES SC: Stefanovic (cap.); Paulinho, Lourenço, Naldo, Simão, Neto, Kanuric, Cláudio, Salvador Agra, Werton e Bica
Substituições: Serif por Werton (63m), Yahaya por Kanuric (63m), Dokou por Paulinho (63m), Bryan Rochez por Neto (63m) e Yahaya por Salvador Agra (83m)
Não utilizados: Morro; João Silva, Leonardo Laffore e Amadú Baldé
Treinador: Carlos Fangueiro
FC PORTO B: João Costa (cap.); Pedro Lima, Gabriel Brás, Luís Gomes, Kaio Henrique, Domingos Andrade, Kauê, João Teixeira, André Miranda, Brayan Caicedo e Leonardo Vonić
Substituições: Trafim Melnichenka por Leonardo Vonić (45m), Tiago Andrade por Brayan Caicedo (58m), André Oliveira por João Teixeira (64m), António Ribeiro por Kauê (86m) e Rui Monteiro por André Miranda (86m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro; Dinis Rodrigues, Tiago Silva e Kotaro Nagata
Treinador: João Brandão
Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Bica (26m), Brayan Caicedo (30m), Kauê (45+8m), Kanuric (54m), João Teixeira (62m), Tiago Andrade (68m)
Disciplina: cartão amarelo a Neto (16m), Werton (19m), Brayan Caicedo (24m), Paulinho (45+6m), Pedro Lima (52m), Serif (73m), Salvador Agra (80m) e André Oliveira (81m)
Notícias Relacionadas
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.