FC Porto venceu o Leixões (3-2) na 9.ª jornada da Liga
No teste mais difícil da temporada a nível interno, o FC Porto foi pela primeira vez à negra, mas venceu o Leixões (3-2) na nona jornada da Liga. 23-25, 25-21, 23-25, 25-22 e 15-7 foram os parciais do triunfo que manteve as líderes invencíveis no topo da tabela com 26 pontos.
Vindas de um teste de alto nível no panorama europeu, as portistas viram Miguel Coelho receber o prémio de Treinador do Mês e entraram de rompante com seis pontos sem resposta, mas as matosinhenses encurtaram de imediato a desvantagem (9-8). Nova demonstração de força esticou a diferença (14-10), mas uma reação capaz das adversárias colocou-as na frente do encontro (23-25). Com Saska Durović decisiva na rede, o segundo set teve uma narrativa bem diferente, com as anfitriãs a adiantarem-se cedo (15-9) e a nunca perderem a liderança até consumarem o empate (25-21).
O equilíbrio no resultado espelhava na perfeição o que vinha acontecendo em campo e a terceira partida só reforçou essa tese. Com margens curtas para ambos os lados e muita combatividade em cada disputa, as equipas levaram a incerteza do resultado até aos últimos pontos (23-23) e o Leixões voltou a adiantar-se no placar (23-25). Obrigadas a responder para levarem o clássico à negra, as azuis e brancas começaram melhor (14-9), as oponentes - à semelhança dos sets anteriores - não baixaram os braços e aproximaram-se (18-16), mas as comandadas de Miguel Coelho prolongaram a contenda até ao derradeiro jogo (25-22).
No momento de todas as decisões, as líderes do campeonato fizeram jus ao estatuto: a uma entrada assertiva (3-1), seguiu-se mais um exemplo do carácter e personalidade da equipa tão elogiados pelo treinador (13-5) que encaminhou o FC Porto para o triunfo final (15-7).
Para esta segunda-feira (16h00, Porto Canal), está marcado novo embate no Dragão Arena, desta feita contra o Vitória SC e relativo à décima ronda da Liga.
Ficha de jogo
FC PORTO 3-2 LEIXÕES SC
Liga Solverde, 9.ª jornada
7 de dezembro de 2025
Dragão Arena
Árbitros: Raquel Portela e Rui Oliveira
FC PORTO: Joana Resende e Beatriz Basto (líberos); Saška Đurović, Mika Grbavica, Milana Božić, Lila Durão, Natalia Murek, Victória Alves, Jasmine Rivest, Bruna Correia, Kelsey Veltman, Shainah Joseph, Shayla Hoeft e Ana Rui Monteiro
Treinador: Miguel Coelho
LEIXÕES SC: Rita Campos e Adriana Monteiro (líberos); Gabriela Coelho, Matilde Mouta, Carolina Costa, Azul Benitez, Mimosa Faria, Gabriela Lopes, Francisca Botelho, Laiza Ferreira, Mariana Maia, Helena Monteiro, Camila Escurra e Nicoletta Capizzi
Treinador: Hélder Andrade
Parciais: 23-25; 25-21; 23-25; 25-22; 15-7
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.