FCP logo

FC Porto venceu por 3-0 na 15.ª jornada e manteve a liderança isolada da Liga

Em plena semana natalícia, a família portista juntou-se em Alverca para a primeira troca de presentes da quadra festiva. O apoio essencial e bem audível saído do setor visitante foi recompensado com três golos (3-0) e três pontos que permitem ao FC Porto sentar-se sozinho à mesa dos líderes na consoada, com 43 pontos.

A energia que já se fazia sentir na bancada antes do apito inicial passou rapidamente para o relvado, onde Rodrigo Mora - uma das seis novidades promovidas por Francesco Farioli - foi o primeiro a criar perigo e Martim Fernandes rematou forte para uma defesa atenta de André Gomes nos primeiros minutos. Os anfitriões recolheram ao meio-campo defensivo e foram travando as investidas azuis e brancas, mas o nulo não se manteria por muito mais tempo.

Três minutos depois de ter encostado para o fundo das redes em resposta a um cruzamento rasteiro de Alberto Costa, mas ter-lhe sido assinalada posição irregular, Borja Sainz saltou mais alto do que os seus marcadores diretos e fez levantar também os milhares de portistas com quem celebrou efusivamente antes de se juntar aos colegas numa dedicatória a Vasco Sousa: Samu recebeu à direita de Pepê e rapidamente encontrou Rodrigo Mora que, já dentro da área, cruzou de primeira para o cabeceamento certeiro do extremo espanhol (1-0, 29m). Até ao intervalo, brilhou Diogo Costa com uma dupla intervenção a negar a possibilidade de empate a Marezi e a Touaizi (38m).

Alberto Costa apresentou sintomas de virose e Francisco Moura voltou na sua vez para as quatro linhas, Samu obrigou André Gomes a defender para canto logo de seguida e foi fundamental para o 2-0, marcado por Alan Varela. Decorria o 57.º minuto quando o avançado espanhol recebeu de Borja na área, aguentou a pressão do central e deixou no médio argentino, que viu Pepê rematar forte para defesa do guarda-redes antes de encostar para o fundo da baliza pela primeira vez em 2025/26.

Rodrigo Mora e Pepê deram o lugar a Gabri Veiga e a William Gomes e o último até ficou muito perto de marcar aos 66 minutos, com um remate prensado e direcionado à trave, mas o terceiro golo da noite estava guardado para Borja Sainz. Poucos minutos após ver o quinto amarelo na Liga - que o tira da receção ao AFS -, o camisola 17 recebeu de Francisco Moura e, de primeira, assinou uma verdadeira obra de arte, com a bola a entrar junto ao ângulo superior mais distante (3-0, 69m). Eustáquio rendeu Alan Varela de seguida, o maior protagonista do encontro saiu para a entrada de Deniz Gül, o resultado não se alterou até ao final e os festejos azuis e brancos prolongaram-se para lá do triplo apito de João Pinheiro.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.