FCP logo

Guarda-redes internacional português vai continuar a defender a baliza do FC Porto

Diogo Costa prolongou o vínculo que o liga ao FC Porto e vai continuar de Dragão ao peito até 2030, ficando agora com uma cláusula de rescisão no valor de 60 milhões de euros.

O guarda-redes internacional português, de 26 anos, nasceu em Rothirst, na Suíça, e chegou ao Clube na época 2011/12, tendo feito toda a formação de azul e branco até se estrear pela equipa principal, em 2019/20.

Em 2016, o capitão portista viveu o primeiro grande ano de azul e branco, quando se sagrou campeão nacional de juniores pelo FC Porto e campeão da Europa pela seleção portuguesa de sub-17, mas três anos volvidos, Diogo Costa voltou a ter mais dois motivos para festejar: venceu a Premier League International Cup ao serviço da equipa B dos Dragões e foi campeão da Europa de sub-19, disputando quatro jogos nessa edição da Youth League.

Foi precisamente na temporada 2018/19 que o guardião passou a integrar o plantel principal e desde aí que tem o número 99 nas costas. A 12 de outubro de 2022, já na condição de titular indiscutível na baliza portista, Diogo Costa tornou-se o primeiro guarda-redes de sempre a fazer uma assistência e a defender um penálti num jogo da Liga dos Campeões, mais concretamente na vitória do FC Porto em Leverkusen (3-0). Pouco depois, também passou a ser o guarda-redes da história portista com mais grandes penalidades defendidas.

Titular indiscutível também na seleção portuguesa, Diogo Costa é inquestionavelmente um dos melhores do mundo na sua posição e cumpre atualmente a 15.ª época no Clube, o que Diz muito da relação de amor entre as duas partes. Ainda no mês passado esteve nomeado para o Onze do Ano da FIFA, sendo que em agosto já tinha chegado aos 200 jogos na baliza portista. Detentor de três Dragões de Ouro (Atleta Revelação do Ano, Atleta do Ano e Futebolista do Ano), Diogo Costa já conquistou duas Supertaças, dois Campeonatos e três Taças de Portugal como sénior do FC Porto. Uma história que continuará a ser escrita, pelo menos, até 2030.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.