FCP logo

O ano de 2026 começa com muita programação em agenda e propostas tentadoras, incluindo o Tour FC Porto

A entrada em 2026 faz-se pelo Museu Futebol Clube do Porto e isto significa que janeiro é generosamente longo para aproveitar ao máximo uma agenda cheia de eventos diversificados e sugestões perfeitas para toda a família. Além disso, o Tour FC Porto – Museu + Estádio ainda está associado à Campanha de Natal (dias 1 a 6) em curso até ao Dia de Reis, sendo sempre a proposta mais tentadora para começar o ano a viver a melhor experiência num estádio de futebol em Portugal, tal como foi eleita nos World Travel Awards, os muito cobiçados Oscar do Turismo.

O Museu FC Porto é a única máquina do tempo capaz de percorrer os mais de 132 de anos de existência do FC Porto. Nessa viagem ao passado, a exposição temporária Aqui (e ali também) (dias 1 a 31) é um reforço de conhecimento ao alcance de todos, pois decorre na Sala Multiusos, com entrada livre, e vai acolher uma Visita Comentada (dia 28). Na área temática Grandes Notícias, ou seja, na exposição permanente e acessível, apenas, a portadores de bilhete Tour FC Porto, continua a brilhar uma das maiores estrelas de sempre do FC Porto, revisitado na mostra temporária Artur de Sousa ‘Pinga’: A Última Página (dias 1 a 31), já em prolongamento de data e, também, com uma Visita Comentada como iniciativa paralela (dia 21). 

A fotografia emoldurada de Tavares Bastos é a primeira apresentação de 2026 na vitrina do Objeto do Mês (dias 1 a 31). Mais do que desvendar memória de um grande futebolista da década de 1920 e de assinalar o centenário do seu desaparecimento, esta escolha projeta outros factos e curiosidades da história do clube e não só. Na linha de evocações incontornáveis, o professor José Neto regressa ao Museu com a aula/conferência (Re)Visitar Pedroto - O Profeta (dia 7), conciliando, desta vez, uma abordagem singular à memória de José Maria Pedroto (1928-1985), jogador e treinador do FC Porto, e de Manuel Sérgio (1933-2025), professor, escritor e filósofo que se destacou como autoridade na área desportiva. O acesso a este evento é exclusivo para alunos das licenciaturas e mestrados em Desporto da Universidade da Maia (UMaia).

O dia 13 de janeiro também passa pelo auditório do Museu FC Porto, onde terá lugar a projeção (vídeo) Supertaça da UEFA 1987 – Os Jogos do Título (2.ª mão). O troféu, exclusivo em Portugal da coleção do FC Porto, descobre-se na exposição permanente, entre os sete títulos internacionais do clube reunidos na área temática Brilho Universal - sem dúvida, um dos pontos mais altos da visita Tour FC Porto.

A programação direcionada aos mais novos inclui sucessos de continuidade. Assim, Música com Dragõezinhos - Inverno (dia 4) e Histórias com Magia para Dragõezinhos - O Dragão Mágico (dia 31) têm espaço de destaque na agenda que abre o ano de 2026, mas atenção, igualmente, à oficina Coroas Brilhantes para Reis e Rainhas (dia 4), atividade com a marca de referência do Serviço Educativo do Museu FC Porto que antecipa o Dia de Reis e, sobretudo, proporciona uma experiência pedagógica e divertida em família.

Toda a programação e informações sobre o Tour FC Porto encontram-se disponíveis em www.museufcporto.pt. No dia 1 de janeiro de 2026, o Museu encontra-se encerrado ao público.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.