FCP logo

FC Porto bateu o SC Braga (98-79) no primeiro jogo do ano

A equipa de basquetebol do FC Porto entrou da melhor forma em 2026 ao receber e vencer o SC Braga, por 98-79, na 10.ª jornada do campeonato. Com este resultado, os Dragões sobem ao quinto posto da tabela classificativa, com menos um ponto do que a AD Ovarense, que será adversária da próxima terça-feira (20h00, Porto Canal), e do que a Oliveirense, que tem mais um jogo. 

No primeiro jogo do ano no Dragão Arena, os forasteiros até entraram melhor e estiveram mesmo a vencer por sete (3-10), mas o FC Porto não tardou a reagir e tornou-se mais agressivo na defesa e eficaz no ataque. Um triplo do estreante Corey Allen deu um novo fôlego aos portistas (17-12), que conseguiram reverter os estragos e superar o adversário nos primeiros dez minutos (25-21).

No segundo período, os comandados de Fernando Sá protagonizaram uma exibição segura, souberam gerir a vantagem com um excelente equilíbrio entre os lançamentos exteriores e o jogo interior e demonstraram a paciência necessária para travar os esforços minhotos. Ao intervalo, o FC Porto vencia por 55-38, muito graças à inspiração de Javian Davis, autor de 12 pontos na primeira parte.

Revigorados após o descanso, os anfitriões entraram na segunda parte com ainda mais força, causaram grandes dificuldades ao ataque bracarense e distanciaram-se no marcador (81-56), numa fase em que o reforço Corey Allen enchia as medidas dos adeptos, depois de marcar 14 pontos, ganhar três ressaltos e fazer quatro assistências. 

À entrada para os derradeiros 10 minutos, os portistas já detinham uma vantagem de 25 pontos e Fernando Sá aproveitou para gerir o plantel, promovendo as entradas dos jovens Santiago Silva e Yago Carrera. O SC Braga ainda tentou responder, mas a equipa da casa carimbou o triunfo por 98-79 ao cabo dos 40 minutos regulamentares. O estreante Corey Allen distinguiu-se como o melhor marcador portista, com 16 pontos, mas houve mais seis colegas de equipa a faturarem na casa das dezenas. 

Segue-se uma receção à AD Ovarense, agendada para as 20h00 de terça-feira e referente à oitava ronda em atraso do campeonato (Porto Canal). 

Ficha de jogo

FC Porto 98-79 SC Braga
Liga Portuguesa de Basquetebol, 10.ª jornada
3 de janeiro de 2026
Dragão Arena

Árbitros: Tiago Perdigão, Diogo Morais e António Pereira

FC PORTO: Javian Davis (13), Jhonathan Dunn (15), Vlad Voytso (12), Corey Allen (16) e Cornelius Hudson (13)
Suplentes: Miguel Maria (10), Santiago Silva, Yago Carrera, João Guerreiro, Gonçalo Delgado (11), Tanner Omlid e Robbie Beran (8)
Treinador: Fernando Sá

SC BRAGA: Delaney Blaylock (21), Jesse Bingham (13), Carlos Cardoso (12), Seydougou Fofana (10) e Ricardo Monteiro (5)
Suplentes: Miguel Peixoto, António Moreira (10), Tiago Santos, Broderick Robinson (2), Eduardo Samuco, Somtochukwu Dimanochie (6) e Sérgio Alves
Treinador: Pedro Grenha

Ao intervalo: 55-38
Parciais: 25-21; 30-17; 26-18; 18-23

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.