FCP logo

Parceria com a EFAT inicia já em 2026. Primeira de quatro escolas internacionais para lançar em 2026

No FC Porto a ambição não para. Com responsabilidade e um reconhecido saber-fazer na formação, a expansão internacional da escola de futebol Dragon Force continua a afirmar o compromisso do FC Porto com o desenvolvimento do talento jovem à escala global. O objetivo é claro: alcançar as 100 escolas de futebol nos próximos oito anos, levando a metodologia, os valores e a identidade do clube a novos mercados.

Depois de Brasil, Zimbabué, Turquia, Monterrey (México) e Chipre, o FC Porto avança agora para Cabo Verde, reforçando a sua presença num País com forte ligação cultural e paixão pelo futebol. Esta será a primeira de quatro novas escolas internacionais que o clube irá anunciar ao longo de 2026, num plano de crescimento sustentado e criterioso.

O FC Porto e a EFAT (Associação Escola de Futebol Achada Grande Trás) selaram um acordo para o desenvolvimento conjunto de uma escola de futebol Dragon Force by FC Porto em Cabo Verde.

A Cidade da Praia, na ilha de Santiago, irá receber a nova escola Dragon Force by FC Porto, que tem como principal objetivo identificar, desenvolver e potenciar jovens talentos cabo-verdianos, sem descurar a formação contínua dos treinadores locais de acordo com a metodologia FC Porto.

Fundada em 2012, a EFAT tem uma forte missão comunitária, focada no apoio ao desenvolvimento desportivo e humano de crianças e jovens, contribuindo ativamente para o combate à exclusão social através do futebol.

Para Ricardo Frey Ramos, gestor executivo da Dragon Force, “Cabo Verde era um desejo antigo que nunca ficou esquecido”.

“A EFAT, que conhecemos desde 2016 e cujo crescimento temos acompanhado de perto, é o parceiro certo para a implementação da nossa escola Dragon Force em Cabo Verde. Vamos focar-nos, numa primeira fase, na formação desportiva e pedagógica do Staff local, para podermos potenciar ao máximo o talento e a paixão que cada criança vive com a bola nos pés ao longo dos anos”, afirmou.

Já o Presidente da Direção da EFAT, Edmilson Garcia, destaca a importância desta parceria:“ Esta associação com o FC Porto representa um marco histórico para a EFAT e para a formação de jovens em Cabo Verde. Partilhamos os mesmos valores de rigor, disciplina e formação integral do atleta, e acreditamos que esta parceria irá abrir novas oportunidades aos nossos jovens, dentro e fora do campo.”

Também Rolando, ex-jogador e atual treinador no futebol de formação do FC Porto, sublinha o impacto desta iniciativa no desenvolvimento do futebol local: “Cabo Verde tem um talento natural enorme e uma paixão muito forte pelo futebol. Este projeto permite criar uma base sólida de formação, com metodologia, valores e acompanhamento de qualidade desde cedo. É uma oportunidade única para os jovens e para os treinadores locais crescerem de forma sustentada, ligados a um clube com a dimensão e a exigência do FC Porto.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.