FCP logo

Francesco Farioli lembra que “nada é mais importante do que o FC Porto” (quarta-feira, 20h45)

O FC Porto vai medir forças com o Benfica a partir das 20h45 desta quarta-feira, num duelo referente aos quartos de final da Taça de Portugal (RTP1), e Francesco Farioli assume “o compromisso de entrar em campo e dar tudo pela família portista, pelos que vão estar no Estádio do Dragão e pelos que vão assistir ao jogo através da televisão”, porque “não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto”.

“Temos de estar preparados, entrar com a atitude e o espírito certos e tentar fazer melhor do que fizemos no primeiro clássico contra o Benfica”, afirmou o técnico italiano para quem “o futebol muda muito rápido, o jogo de amanhã é decisivo e a energia tem de estar alinhada”. 

“A prioridade é dar os passos certos e construir mais em cima do que já foi feito”, por isso o timoneiro sublinha que “o que importa verdadeiramente é o trabalho, a atitude e o desejo diário de tentar ser melhor” até porque “os resultados são uma consequência do trabalho feito durante a semana”. “Ainda não fizemos nada, estamos a meio da corrida e faltam muitos jogos”, reforçou Francesco Farioli em plena sala de imprensa do CTFD Jorge Costa.

Estágio no Algarve
“A última semana foi muito positiva. Sentimos que era importante para unir a equipa e tentámos combinar trabalho com momentos de lazer junto das famílias dos jogadores, de forma a reforçar a sensação positiva. O trabalho foi feito. Desde que voltámos, a nossa mente está focada no jogo de amanhã e começámos a preparar o clássico.”

Francisco Moura
“Vai ficar de fora.”

Opções para a lateral esquerda
“Durante os 27 ou 28 jogos que disputámos até agora tivemos de gerir diferentes cenários e já fizemos várias trocas dentro da equipa. A chegada do Thiago Silva dá-nos outra alternativa. O Martim Fernandes tem estado bem nos últimos tempos e a evolução dele é algo que eu tenho em consideração. O Alberto Costa é um dos jogadores mais importantes do plantel. Todas as combinações estão a ser consideradas e temos diferentes soluções.”

Momento do adversário
“Têm um plantel muito bom com capacidade de se adaptar. Duas ausências não alteram o valor da equipa. Temos de estar preparados, entrar com a atitude e o espírito certos, tentar fazer melhor do que fizemos no primeiro clássico contra eles e isso para mim é uma prioridade. Temos de estar focados naquilo que podemos controlar, as decisões do adversário não estão nas nossas mãos.”

Prontos para tudo
“Temos de nos preparar para o que vamos enfrentar amanhã. Esperamos um jogo semelhante, mas também estamos alerta para outros cenários. O Benfica mudou bastante a sua abordagem e agora é uma equipa mais agressiva, que tenta recuperar a bola alto. Quando eles vieram cá, o trabalho do Sudakov e do Pavlidis foi fantástico e isso demonstra muito da capacidade do treinador de convencer os atletas a sacrificarem-se pela equipa. Amanhã acredito que vamos disputar um jogo muito tático, mas temos de estar preparados para outros cenários. Não sabemos com que pressão e intensidade contar, mas estaremos preparados para tudo. Temos trabalhado muito na última semana e tivemos a oportunidade de passar muito tempo no relvado para estudarmos várias soluções. Queremos entrar com a energia certa, isso é um fator-chave.”

Fábio Veríssimo 
“Ainda não sabia. Está a dar-me uma novidade. As nomeações demoraram mais tempo do que o habitual a sair. Acredito que o Conselho de Arbitragem tomou a melhor decisão possível.”

Estado anímico da equipa
“O estágio foi curto, mas muito intenso, fizemos cinco treinos e um treino com jogo. Tentámos unir a equipa num ambiente diferente, treinámos em relvados diferentes e tivemos a oportunidade de fazer treinos mais táticos e de inserir o Thiago Silva na dinâmica com e sem bola. A abertura e curiosidade dele ajudaram a acelerar o processo. Amanhã será o primeiro jogo oficial e isso dá-lhe a oportunidade de se adaptar para os seguintes. Fizemos muito trabalho físico, com muita intensidade e num bom volume. Desde que voltámos estamos focados no clássico e temos muita vontade de melhorar. A nível emocional, acho que a equipa voltou com uma boa energia, unida e não há nada mais especial do que isso. É importante tentar maximizar todas as oportunidades e os jogadores fizeram um excelente trabalho para se prepararem para o que resta da temporada.” 

Thiago Silva
“O Thiago Silva teve uma época longa no Brasil, disputou muitos jogos, teve uns dias livres para se refrescar, mas voltou numa grande condição física. Está pronto para começar o jogo, mas estamos a preparar vários cenários.”

Guarda-redes titular
“O jogo é só amanhã, teremos tempo para decidir.”

Oskar Pietuszewski
“A documentação do Oskar foi aprovada há umas horas. Ele treinou hoje pela primeira vez com o grupo. É possível que seja convocado amanhã. É um jogador jovem com muita qualidade, mas precisa de se adaptar ao novo país, à nova Liga e às novas exigências. Claro que a ajuda do Bednarek e do Kiwior ajudam a acelerar o processo, mas não nos podemos esquecer que é um jovem de 2008 e, mesmo que tenha muito talento, vai ser preciso tempo para se interligar à equipa.”

Renovação de contrato
“Aumenta a responsabilidade de continuar a fazer o trabalho que tenho feito. É algo que para mim significa muito. Foi um passo que o Clube e o presidente decidiram fazer e isto diz muito do trabalho de toda a gente. Quando cheguei ao treino agradeci muito aos jogadores, porque a renovação só me foi proposta pelo trabalho e atitude que eles demonstraram ao longo dos últimos seis meses. Chegou num momento especial, depois do estágio, numa altura em que estamos unidos. Foi perfeito para encerrar um ciclo, mas temos outro que começa amanhã no clássico. Olhando para o futuro e para o que queremos fazer amanhã, temos várias metas por cumprir. Estamos em janeiro e fala-se muito do mercado, mas a nossa prioridade é dar os passos certos e construir mais em cima daquilo que já fizemos. Temos um futuro cheio de desafios, a começar com o jogo de amanhã, e que se estende a todas as outras competições.”

A meio da maratona
“Estamos no processo de corrigir e fazer alguns ajustes. Não nos podemos esquecer de onde viemos. Estamos a trabalhar na distância que temos dos nossos rivais, a fazer o nosso caminho com um bom ritmo, há dias melhores do que outros, mas o trajeto tem sido positivo. O desejo de trabalhar juntos e de estender este compromisso ajuda-nos nesse caminho, mas ainda não fizemos nada, estamos a meio da corrida e ainda faltam muitos jogos. O futebol muda muito rápido, o jogo de amanhã é decisivo e a nossa energia tem de estar alinhada.”

Jogos refletem os treinos
“Os resultados ajudam, mas o que importa verdadeiramente é o trabalho, a atitude e o desejo diário de tentar ser melhor. Acredito que assim será mais fácil ganhar jogos. Os resultados são uma consequência do que fazemos durante a semana. É isto que temos feito desde 16 de julho e é por isto que lutamos.”

Em campo e nas bancadas
“Todas as mudanças trazem riscos. Quando vemos o Jan Bednarek a ser eleito o melhor defesa do mês quatro vezes consecutivas parece que o mérito é todo dele, mas a realidade é que temos vários jogadores a ajudar-nos a manter a baliza a zeros e a ganhar jogos. O Pablo Rosario já jogou várias vezes a central, assim como o Nehuén Pérez no início da temporada, e o Dominik Prpić em alguns jogos da Taça e da Liga Europa. Se olharmos para trás a resposta está lá, aquilo que fazemos vai além das individualidades e da química entre os jogadores. Apesar de o Bednarek e o Kiwior estarem a fazer uma época fantástico, isso só é possível porque todos os outros jogadores também têm feito um excelente trabalho. Tentamos encontrar soluções todos os dois e o equilíbrio certo entre os jogadores. Não há nada mais importante do que o FC Porto e ninguém é mais importante do que o FC Porto. O nosso compromisso é entrar em campo e dar tudo pela família portista, pelos que vão estar no Dragão e pelos que vão estar em casa a assistir através da televisão. É esta a nossa mentalidade e a nossa prioridade, vamos continuar nesta direção.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.