FCP logo

FC Porto e Vitória SC medem forças a partir das 20h30 no Estádio D. Afonso Henriques

Depois de completar a melhor primeira volta da história do campeonato - 16 vitórias e um empate -, o FC Porto vai dar início à segunda metade da prova em casa do Vitória SC, vencedor da mais recente edição da Taça da Liga. 
 
À entrada para a 18.ª jornada, os portistas lideram a tabela classificativa com 49 pontos em 51 possíveis e os vimaranenses ocupam o sétimo posto com 25 - somente menos três do que o quarto classificado Gil Vicente (28).
 
O histórico é largamente favorável aos Dragões, que venceram 121 dos 185 confrontos anteriores, empataram 38 e perderam 26, tendo marcado 407 golos e sofrido 161. Se em casa os portistas venceram 68 vezes, empataram 15 e perderam apenas seis, fora de portas a superioridade é menos evidente - 48 triunfos, 23 empates e 20 derrotas -, pelo que não são esperadas quaisquer facilidades.

Na presente temporada, FC Porto e Vitória SC já mediram forças duas vezes no Estádio do Dragão: a primeira em agosto e a contar para o campeonato (3-0) e a segunda em dezembro nos quartos de final da Taça da Liga (1-3).
 
Os bilhetes destinados aos portistas esgotaram em poucas horas, pelo que se prevê um setor visitante pintado de azul e branco. Os adeptos que vão a Guimarães devem ter em conta as seguintes informações.

FC Porto

Antes de “defrontar talvez a equipa em melhor forma na Liga”, Francesco Farioli pediu “muita atenção num campo muito complicado" e lembrou que daqui em diante os jogos serão "sempre mais exigentes, porque não há apenas três pontos em jogo, mas também as possíveis consequências desses resultados”.
 
À espera de “grandes desafios na segunda volta” e decidido a entrar “num novo ciclo de jogos com a atitude certa” - “essa é sempre a prioridade” -, o técnico italiano quer ver os atletas “muito atentos, comprometidos”, “unidos e focados” e no “melhor nível competitivo” para contrariar “um início muito forte” do conjunto da casa, que “já provou ser capaz de ser competitivo e de dar a volta ao resultado contra qualquer adversário”.
 
“Alan Varela vai estar no onze” e colmatar a ausência de Pablo Rosario, que completou uma série de cinco cartões amarelos nos Açores e vai cumprir um jogo de castigo. “Tirando o Nehuén Pérez e o Luuk de Jong, todos os jogadores estão aptos para jogar amanhã”, inclusive Francisco Moura, que já foi dado como apto pelo departamento médico.
 
Depois de ter ajudado a manter a folha limpa contra o Benfica, na Taça de Portugal (1-0), Thiago Silva “recuperou bem e treinou adequadamente nos últimos dias, por isso está disponível para jogar, tal como os outros centrais”. “Está preparado para assumir a responsabilidade e contribuir para a equipa continuar num bom momento”, explicou o timoneiro ciente da exigência do cargo que ocupa.
 
Quando és o treinador de um Clube desta dimensão queres entrar em campo para ganhar todos os jogos. Isso é claro e é o que estamos a tentar fazer”, atirou em jeito de conclusão na sala de imprensa do CTFD Jorge Costa, onde decorreu a antevisão do encontro frente a “uma equipa que está numa grande forma, muito bem organizada, que cria 38% das oportunidades de bola parada e é muito forte em transição”.

Vitória SC

Desde a mais recente visita à Invicta, no quarto dia de dezembro, os minhotos contrataram o ponta de lança Ejike Opara ao FK Novi Pazar e venceram a Taça da Liga depois de afastarem o FC Porto nos quartos de final, o Sporting nas “meias” e de levarem a melhor diante do SC Braga no jogo decisivo.
 
O guarda-redes Juan Castillo, os laterais Miguel Maga e João Mendes, os centrais Rodrigo Abascal e Óscar Rivas, os médios Beni Mukendi e Samu Silva e os avançados Telmo Arcanjo, Oumar Camara, Nélson Oliveira e Noah Saviolo têm sido os mais utilizados pelo técnico Luís Pinto, que costuma lançar o defesa esquerdo Orest Lebedenko, os centrocampistas Diogo Sousa e Matija Mitrovic e os avançados Fabio Blanco e Alioune Ndoye a partir do banco.
 
Os pontas de lança Nélson Oliveira e Alioune Ndoye são os melhores marcadores, com cinco golos cada, enquanto o extremo Noah Saviolo se destaca no capítulo das assistências com cinco passes decisivos na conta pessoal. Nélson Oliveira e João Mendes foram expulsos na final da Taça da Liga e encontram-se suspensos.

Equipa de arbitragem 

João Gonçalves, da Associação de Futebol do Porto, foi o juiz nomeado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol. O árbitro de 34 anos terá como assistentes Pedro Ribeiro e Ângelo Carneiro, sendo Bruno Costa o quarto árbitro. O VAR será Tiago Martins, assistido por Pedro Felisberto.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.