FCP logo

FC Porto eliminou o CS Marítimo nos penáltis e vai disputar as meias-finais da Taça feminina

A equipa feminina do FC Porto voltou a fazer história ao selar o acesso às meias-finais da Taça de Portugal depois de bater as primodivisionárias do CS Marítimo no desempate por grandes penalidades dos quartos de final disputados no Funchal (1-1, 5-6 g.p.). Na próxima eliminatória da prova rainha, que será disputada a duas mãos, as comandadas de Daniel Chaves vão medir forças com o Vitória SC. 

As insulares adiantaram-se logo nos primeiros instantes (1-0), mas as portistas reagiram de imediato e responderam com perigo: aos três minutos, Ema Gonçalves cabeceou e obrigou Nicole Panis a protagonizar uma grande defesa; pouco depois, a capitã combinou com Lara Perruca pelo corredor direito, só que a guardiã neerlandesa conseguiu impedir o remate.

A equipa da casa não baixou o ritmo, mas as azuis e brancas souberam tapar os caminhos para a baliza de Cora Brendle, que ainda conseguiu evitar o segundo golo antes da ida para as cabines, numa altura em que o marcador ditava o 1-0 a favor das madeirenses e em que Eliza Turner se destacava pela capacidade de conduzir a bola. 

Aos 57 minutos, Angeline da Costa desmarcou Lara Perruca, a avançada finalizou como mandam as regras e, apesar de a equipa de arbitragem inicialmente ter assinalado posição irregular, o VAR viria a validar o golo da igualdade (1-1). Os minutos que se seguiram foram de grande intensidade, com as duas equipas a disporem de várias chances para se adiantarem, mas o marcador não voltou a mexer nos 90 minutos regulamentares.

Já com Sofia Silva, Joana Ferreira, Inês Oliveira e Adriana Semedo nos lugares de Mariana Queirós, Mariana Azevedo, Maria Negrão e Lara Perruca, o FC Porto entrou para o prolongamento à procura do segundo golo, contudo o jogo seguiu empatado para os penáltis. 

Eliza Turner, Alice Reto, Maria Ferreira, Ema Gonçalves e Angeline da Costa converteram as respetivas oportunidades, mas Cora Brendle foi a grande protagonista ao defender duas grandes penalidades, conduzindo o FC Porto rumo às meias-finais da prova rainha. 

Segue-se uma deslocação ao Marco de Canaveses, onde o FC Porto vai medir forças com o AD Marco 09 na primeira eliminatória da Taça AF Porto (quarta-feira, 21h00). 

Ficha de jogo

CS Marítimo 1-1 FC PORTO (5-6, g.p.)
Taça de Portugal, quartos de final
18 de janeiro de 2026
Estádio Imaculada Conceição, no Funchal, Madeira

Árbitro: Cristina Amaral
Assistentes: Beatriz Vilic e Taísa Tavares
Quarto árbitro: Cátia Duarte

CS Marítimo: Nicole Panis, Gabriela Zidoi, Sade Heinrichs, Joana Madalena Silva, Rita Coutinho, Diana Freitas, Sara Ferreira, Jenna Holtz, Érica Costa, Fatumata Sissé e Elis Nemtsov
Substituições: Elis Nemtsov por Carla Gonçalves (83m), Rita Coutinho por Jana Radosavljevic (99m) e Carla Gonçalves por Leah de Oliveira (112m)
Não utilizados: Bárbara Santos; Carolina Nunes, Inês Freitas, Catarina Abreu, Alexandra Silva e Carolina Ferreira
Treinador: Luís Gabriel Teixeira

FC PORTO: Cora Brendle, Ema Gonçalves (cap.), Mariana Queirós, Mariana Azevedo, Alice Reto, Eliza Turner, Angeline da Costa, Maria Negrão, Maria Ferreira, Lara Perruca e Lily Bryant
Substituições: Maria Negrão por Inês Oliveira (88m), Mariana Azevedo por Joana Ferreira (90m), Mariana Queirós por Sofia Silva (100m), Lara Perruca por Adriana Semedo (100m) e Lily Bryant por Cristina Ferreira (115m)
Não utilizados: Bárbara Marques; Lara Filipe, Matilde Vaz e Catarina Pereira
Treinador: Daniel Chaves

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Fatumata Sissé (1m) e Lara Perruca (57m)
Disciplina: cartão amarelo a Fatumata Sissé (80m) e Maria Ferreira (90m+4)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.