FCP logo

Passeio cultural conduzido pelo historiador Joel Cleto no dia 8 de março

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, assinala a entrada dos passeios culturais Rota do Dragão na agenda da programação de 2026 do Museu Futebol Clube do Porto. Com a participação do historiador Joel Cleto, anfitrião de sempre, e sob o tema ‘Os Dragões e as Mulheres do Porto’, este passeio cultural vai colocar a atenção na memória e no património no feminino, proporcionando uma abordagem ainda mais singular à história portista e portuense.

A partir do edifício da Câmara Municipal Porto (ponto de encontro, às 10h00), observando logo ao lado a antiga sede do FC Porto, o atual Axis Porto Club Hotel, e estendendo-se pela Avenida dos Aliados a deter o olhar em elementos escultóricos como ‘Salomé’ (José Rodrigues) e ‘Menina Nua’ (Henrique Moreira), a Rota do Dragão vai cruzar a Praça Filipa de Lencastre, a Rua da Fábrica, onde evocará as raízes da refundação do FC Porto em 1906, prosseguindo à procura das ‘Carmelitas’ e do papel dos mosteiros e conventos femininos da cidade, espreitando ainda a Reitoria da Universidade do Porto, a Cordoaria e a Praça Amor de Perdição, onde ecoam, por exemplo, memórias da poetisa Ana Plácido e do escritor Camilo Castelo Branco.

Prémio Informação Turística pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM), Rota do Dragão é um projeto desenvolvido pelo Museu FC Porto e Joel Cleto desde 2014, respeitando princípios de inovação, qualidade e evolução na descoberta, compreensão e partilha da história dentro do Museu ou na cidade. A participação é limitada e aconselha-se inscrição prévia. Bilhetes brevemente à venda na Receção do Museu FC Porto e na FC Porto Online Store.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.