FCP logo

Avançada francesa chega ao FC Porto proveniente dos Estados Unidos

Depois de Lenka Mazúchová e de Laerke Tingleff, Mady Soumare é o terceiro reforço de inverno da equipa feminina do FC Porto. A ponta de lança francesa muda-se dos Estados Unidos para a Invicta aos 25 anos e prepara-se para dar início à primeira experiência em Portugal.  
 
Natural de Paris, a avançada de 1,73 metros concluiu a formação em França, onde mais tarde disputou a principal Liga amadora feminina no escalão sénior, tendo marcado 46 golos entre 2018 e 2020, antes de atravessar o Atlântico. 
 
Aos 23 anos matriculou-se na Briar Cliff University, onde conciliou os estudos com a paixão pelo desporto-rei. No primeiro ano fora de casa, assinou 19 remates certeiros e quatro assistências em 20 jogos, distinguiu-se como melhor marcadora da equipa e acabou eleita a melhor jogadora ofensiva do ano da confederação desportiva em que estava inserida.  
 
Em 2023, mudou-se para a Texas State University e destacou-se como a arma secreta da equipa a sair do banco, tendo marcado três tentos decisivos durante a temporada. No ano seguinte, foi titular em 21 dos 22 jogos, consagrou-se como melhor marcadora (9) e foi eleita a melhor jogadora do Texas em 2024. 
 
Na época de despedida do desporto universitário, Mady Soumare participou em 18 encontros, somou mais seis golos - metade deles valeram os três pontos - e três assistências, tendo despertado o interesse do FC Porto.  
 
Aos 26 anos, a nova dona da camisola 92 portista reforça as opções de Daniel Chaves para o ataque e vai disputar a fase de Apuramento de Campeão da Segunda Divisão feminina, a Taça de Portugal e a Taça AF Porto. 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.