FCP logo

André Villas-Boas assegura que “o FC Porto tem a ambição de conquistar o título e de o devolver aos sócios”

O FC Porto encara o jogo frente ao Sporting com o objetivo de “lutar pela vitória e voltar a ganhar uma margem pontual que não é decisiva, mas que é boa de ter no campeonato, principalmente contra quem se disputa diretamente a competição”. Em vésperas do clássico, André Villas-Boas declarou compreender a “a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social que tentarem aproveitar-se de uma derrota do FC Porto” e “a excitação de alguns que estão claramente alinhados de verde”, mesmo assim garantiu que “o FC Porto tem a ambição de conquistar o título e de o devolver aos sócios”.

“Já são quatro anos sem o título nas mãos e para nós é muito importante voltar a conquistá-lo e entregá-lo aos sócios, também em memória de Jorge Nuno Pinto da Costa e de Jorge Costa, que muito significado têm para nós”, afirmou o presidente antes de “registar as estatísticas que o árbitro Luís Godinho tem com o FC Porto”, um “passado histórico conhecido de toda a gente”, e de sublinhar a “a falta de fé” no atual Conselho de Arbitragem.

“Felizmente para o futebol português as intervenções públicas acabaram e parece que encontrámos um bem-estar e uma tranquilidade cada vez maiores para os árbitros, que podem finalmente exercer os seus papéis sem o ruído que estava a ser montado pelo Conselho de Arbitragem, pelo seu presidente e pelo Diretor Técnico Nacional de Arbitragem”, acrescentou André Villas-Boas à margem da exposição do troféu do Mundial da FIFA no Estádio do Dragão.

O troféu do Mundial no Estádio do Dragão
“É a primeira vez que o troféu se encontra em território nacional e a escolha recaiu sobre a cidade do Porto, sobre o Estádio do Dragão e sobre o FC Porto. Em jeito de brincadeira, assim teria de ser, porque o FC Porto é o único Clube português Campeão do Mundo e é justo que receba o troféu do Campeonato do Mundo de seleções. Um agradecimento especial à Coca-Cola, nosso parceiro há 27 anos, uma ligação história e que muito nos tem ajudado. Agradecer-lhes por se terem juntado à FIFA na organização deste evento e terem escolhido o Estádio do Dragão para a receção deste troféu.”

O clássico
“Estamos numa fase prematura do campeonato, joga-se apenas a quarta jornada da segunda volta, o FC Porto continua com a aspiração de conquistar o título, tal como o Sporting, e será um jogo competitivo e bem disputado pelas duas equipas mais em forma no campeonato. O adversário é difícil, é Bicampeão Nacional, encontra-se num momento mais forte do que o FC Porto, que vem de uma derrota contra o Casa Pia, mas iremos jogar com as nossas armas, com a nossa força, com a nossa ambição e motivação num jogo em casa com estádio cheio em que queremos surpreender o adversário e construir uma vantagem de sete pontos que já tivemos. Esse é o nosso principal objetivo, lutar pela vitória e voltar a ganhar uma margem pontual que não é decisiva, mas que é boa de ter no campeonato, principalmente contra quem se disputa diretamente a competição.”

Óculos verdes nos jornais e televisões
“Compreendo a esquizofrenia de alguns meios de comunicação social a tentarem aproveitar-se de uma derrota do FC Porto. O FC Porto atingiu os máximos históricos no arranque de uma competição e entendo a excitação de alguns meios de comunicação social que estão claramente alinhados de verde este ano e desde há uns anos, na tentativa de empolgar ainda mais o encontro. O campeonato terá a sua decisão em meados de maio, é lá que queremos ver o FC Porto no primeiro lugar, de resto é tudo show-off e faz parte do espetáculo, mas não podemos deixar de registar esta onda verde propagada por alguns meios de comunicação social, alguns com microfones vermelhos e outros azuis, mas que têm uma tendência clara para o verde.”

A ambição de reconquistar o título
“O treinador agarrou-se aos jogadores, ao trabalho e ao método, foi por isso que renovámos contrato e fizemos um bom mercado de janeiro em que nos reforçámos em todas as posições. Isto demonstra bem a ambição que o FC Porto tem de conquistar o título, de o devolver aos sócios, porque já são quatro anos sem o título nas mãos e para nós é muito importante voltar a conquistá-lo e entregá-lo aos sócios, também em memória de Jorge Nuno Pinto da Costa e de Jorge Costa, que muito significado têm para nós.”

As decisões na Liga Europa
“Começam as fases a eliminar e os desafios são maiores. Há fortes adversários que são candidatos à Liga Europa, nós vamos manter o nosso tom de humildade e respeito pelos adversários, sabendo de antemão que nas fases a eliminar os oponentes são mais fortes. Aguardemos a decisão dos play-offs e veremos que adversário toca ao FC Porto para depois vermos, a cada jogo, até onde podemos chegar na competição.”

A nomeação de Luís Godinho
“Apenas posso registar as estatísticas que o Luís Godinho tem com o FC Porto, são evidentes, mas não posso deixar de registar também as excelentes atuações que já teve em jogos do FC Porto esta época. É preciso fazer o justo reconhecimento, principalmente com o Tondela, porque o outro ficou marcado por algumas más decisões que o Conselho de Arbitragem teve de recriminar o árbitro. De resto, o seu registo e passado histórico são conhecidos de toda a gente. É uma nomeação do Conselho de Arbitragem, já tomámos uma posição muito evidente sobre o Conselho de Arbitragem e a falta de fé que temos nele, portanto não me posso alongar muito mais do que já tenho vindo a dizer. Felizmente para o futebol português, as intervenções públicas acabaram e parece que encontrámos um bem-estar e uma tranquilidade cada vez maiores para os árbitros, que podem finalmente exercer os seus papéis sem o ruído que estava a ser montado pelo Conselho de Arbitragem, pelo seu presidente e pelo Diretor Técnico Nacional de Arbitragem.”

O castigo aplicado a William Gomes
“Iremos recorrer porque tivemos aqui um lance muito parecido, idêntico na nossa ótica, com um jogador do Gil Vicente e o Thiago Silva, que resultou numa expulsão de um jogo. Sem querer menosprezar os ferimentos que sofreu o jogador do Casa Pia, os ferimentos que sofreu o Thiago Silva também poderiam ter esses danos e a violência é a mesma. Iremos recorrer e aguardamos atentamente qual é o castigo aplicado.”

Os jogadores inscritos na UEFA
“São decisões do treinador, tem as suas responsabilidades e comunica aos jogadores da forma que melhor achar.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.