FCP logo

FC Porto B venceu o Académico de Viseu (3-1) e chegou às três vitórias consecutivas na Segunda Liga

Na tarde em que Duarte Cunha somou os primeiros minutos como sénior, a equipa B do FC Porto conseguiu dar a volta ao resultado frente ao Académico de Viseu (3-1), na 21.ª jornada, e somar a terceira vitória consecutiva na Segunda Liga. Graças aos golos de André Miranda - o primeiro profissional - e de Leonardo Vonić (2), os “bês” portistas passaram a somar 30 pontos no quarto lugar da tabela classificativa.

As titularidades de João Costa e de Tiago Silva foram as novidades face ao onze que havia alinhado de início no triunfo em Faro e, aos sete minutos, o guarda-redes e capitão voou para defender um cabeceamento que se dirigia ao canto inferior mais distante. Aos 28, André Clóvis viria mesmo a dar vantagem aos forasteiros, mas o sentido do jogo seria invertido com a expulsão do guardião Domen Gril, à passagem da meia-hora.

O eslovaco pontapeou uma bola contra Gustavo Costa, o ressalto traiu-o e, para evitar que André Miranda seguisse isolado para a baliza vazia, utilizou a mão fora da área. João Pinheiro mostrou-lhe de imediato o cartão vermelho, os azuis e brancos passaram a controlar a posse da bola em superioridade numérica e chegaram ao empate aos 44 minutos: após um corte no meio-campo adversário de Felipe Silva, Kaio Henrique cruzou para André Miranda, que aproveitou um ressalto para fuzilar as redes do recém-entrado Bruno Brigido e assinar o primeiro golo profissional da carreira (1-1).

À procura de mais, o extremo canhoto foi o primeiro a criar perigo na segunda parte, com um remate forte na sequência de uma recuperação alta (48m). Os sinais de aproximação à baliza viseense adensavam-se e, aos 51, Dinis Rodrigues cruzou com régua e esquadro para Leonardo Vonić, que consumou a reviravolta com um cabeceamento para o poste mais distante (2-1).

Cinco minutos mais tarde, a combinação repetiu-se e o sucesso também. O lateral direito recebeu de André Miranda e tirou mais um cruzamento exímio para Leonardo Vonić, que, de primeira e sem deixar cair, fez o 3-1 e encaminhou os Dragões para a terceira vitória consecutiva no campeonato. Até ao triplo apito de João Pinheiro, ainda houve tempo para a estreia como profissional de Duarte Cunha, extremo que completou o lote de Campeões do Mundo de sub-17 a somarem minutos no contexto sénior.

Na 22.ª jornada, marcada para as 18h00 de dia 15 de fevereiro (domingo, 18h00, Sport TV1), o FC Porto B visita a União de Leiria.

Ficha de jogo

FC PORTO B-ACADÉMICO DE VISEU, 3-1
Segunda Liga, 21.ª jornada
6 de fevereiro de 2026
CTFD Jorge Costa

Árbitro: João Pinheiro
Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia
Quarto árbitro: Anzhony Rodrigues
VAR/AVAR: João Malheiro Pinto e Cátia Tavares

FC PORTO B: João Costa (cap.); Dinis Rodrigues, Gabriel Brás, Felipe Silva, Kaio Henrique, Tiago Silva, João Teixeira, Kauê Rodrigues, André Miranda, Gonçalo Sousa e Leonardo Vonić
Substituições: Kauê Rodrigues por André Oliveira (46m), João Teixeira por Bernardo Lima (74m), André Miranda por Duarte Cunha (81m), Gonçalo Sousa por Tiago Andrade (81m) e Tiago Silva por Mateus Mide (89m)
Não utilizados: Gonçalo Ribeiro, António Ribeiro, Yoan Pereira e Trafim Melnichenka
Treinador: João Brandão

ACADÉMICO DE VISEU: Domen Gril; Robinho, Michelis, Anthony, Gustavo Costa, Messeguem, Luís Silva, Kahraman, Zamora, João Guilherme e André Clóvis
Substituições: Kahraman por Bruno Brigido (33m), Zamora por Gohi (64m), João Guilherme por Simão Silva (64m), André Clóvis por Steczyk (76m) e Luís Silva por Ceitil (76m)
Não utilizados: Samba Koné, Tomás Domingos, Rúben Pereira e Milioransa
Treinador: Sérgio Fonseca

Ao intervalo: 1-1
Marcadores: André Clóvis (28m), André Miranda (44m), Leonardo Vonić (51m e 56m)
Disciplina: cartão amarelo a Kauê Rodrigues (6m), Leonardo Vonić (10m), Luís Silva (45m), André Oliveira (73m), Ceitil (84m) e Mateus Mide (90m+1). Cartão vermelho a Domen Gril.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.