FCP logo

Francesco Farioli perspetiva o CD Nacional-FC Porto da 22.ª jornada da Liga (domingo, 15h30)

O FC Porto prepara-se para viajar até à Madeira, onde defronta o CD Nacional (domingo, 15h30, Sport TV1), na Choupana, na 22.ª jornada do campeonato. Recordando as “muitas dificuldades” criadas pelos madeirenses no Estádio do Dragão, Francesco Farioli quer o coletivo portista “sempre com total alerta dos desafios” que terá pela frente e que vão exigir “as respostas certas”. Privado de alguns lesionados e do castigado Francisco Moura, o treinador italiano já poderá contar com William Gomes para esta partida. Na antecâmara deste duelo, o FC Porto é líder isolado com 56 pontos, mais quatro do que o Sporting, enquanto o CD Nacional segue na 13.ª posição, com 21.

O CD Nacional
“Vamos jogar contra uma equipa que tornou a nossa vida muito difícil no jogo da primeira volta, fez uma excelente exibição no Dragão. Ir lá jogar é uma dificuldade extra, é um desafio extra, por isso temos de estar muito fortes como sempre e com uma grande atitude. Eles criaram-nos muitas dificuldades no Dragão, inclusive na pressão sobre o Diogo Costa e sobre os nossos centrais. É o tipo de jogo que espero amanhã, frente a uma equipa capaz de gerir os momentos do jogo. Temos de ter as respostas certas para os cenários que vamos encontrar. Temos de entrar com uma grande atitude para recomeçarmos a nossa subida. Pensamos jogo a jogo e espero que neste consigamos o resultado que queremos, sempre com total alerta dos desafios que vamos encontrar. Há a viagem, o relvado e especialmente o adversário. Eles podem ser muito perigosos para qualquer adversário.”

A lesão grave de Samu
“Os últimos dias foram duros para todos nós, a notícia criou um choque grande no balneário e creio que em toda a gente que gosta de futebol. Recebemos muitas mensagens a perguntar por ele, inclusive de pessoas de outros clubes, mas o Samu é um homem forte. No dia seguinte estava cá connosco com um grande sorriso na cara e preocupado com a equipa. As nossas conversas são privadas, mas o que ele me disse e à equipa diz muito sobre ele. O que podemos fazer agora é ficar perto dele e desejar-lhe uma boa recuperação. Ele vai saber maximizar este momento difícil e vai voltar mais forte do que era. Perdemos um jogador-chave para nós, não há dúvidas, mas penso que já provei a minha confiança no Deniz [Gül] e nas qualidades que tem. Agora é uma oportunidade para ele e não tenho dúvidas de que vai aproveitar, pois tem todas as características para assumir o papel e a responsabilidade. É muito evoluído tecnicamente e é um monstro fisicamente, por isso há que encontrar a confiança certa. Toda a gente gosta dele e espero que possamos a ouvir a música dele muitas vezes nos próximos tempos.”

Martim Fernandes a recuperar
“Não vai estar com a equipa neste jogo, mas teve uma boa reação nos dias seguintes à lesão. Estamos a tentar recuperá-lo o mais rápido possível, mas ainda não sabemos quando poderá voltar a estar connosco.”

Pablo Rosario
“Teve alguns problemas depois do jogo com o Casa Pia. Teve uma pequena lesão num gémeo. No último jogo até o levámos para o banco, mas não estava em condições de jogar. Esta semana já treinou a 100% com a equipa, por isso amanhã pode participar no jogo.”

Seko Fofana
“Está numa boa condição física e o impacto que teve no último jogo foi claro para todos. É um jogador com liderança, qualidade e fisicalidade e é um jogador que quero aqui connosco para nos ajudar. É mais um exemplo de como o Clube fez tudo o que foi possível para tornar a equipa mais forte. É uma questão de tempo, mas vai ter um papel importante para nós.”

Terem Moffi
“Tem trabalhado muito bem e ainda há pouco estávamos a ver que melhorou muito fisicamente nos últimos dias. A gordura corporal está de volta à de um jogador de elite e ele tem treinado muito bem, com uma grande atitude e com o espírito certo. Amanhã será parte do jogo, a começar ou a entrar. Estamos num momento em que temos dois números 9 com lesões graves e vamos precisar da contribuição dele também. Também aqui o Clube fez um trabalho magnífico para nos dar as melhores soluções. Vamos terminar a época com o Deniz [Gül] e com o Terem [Moffi] e o Samu e o Luuk [de Jong] serão dois adeptos a ver de fora.”

Ainda o clássico com o Sporting
“Todas as vezes se encontra razões para retirar a atenção do jogo. Esquece-se rápido a bola a rolar no relvado e o futebol em si. A atenção tem de estar aí. A verdade é que esta equipa ainda não perdeu contra os dois maiores rivais e só concedeu um autogolo e um penálti no último minuto contra eles. Há várias coisas boas que deviam ser mais faladas. Alguns comentários dão mais capas de jornal do que as boas notícias. O que aconteceu no último minuto do último jogo é um erro claro, não há que esconder, mas acontecem quando se joga futebol. O Francisco [Moura] não queria cometer aquele penálti, mas não é preciso matar uma pessoa por causa disso. Por vezes ultrapassa-se os limites e ele trabalha sempre bem. Não pode estar connosco no próximo jogo por causa da suspensão, mas depois vai voltar pronto para nos ajudar como tem feito até agora.”

A comunicação social e as redes sociais
“Sou o único que lê os jornais todos, pois todas as semanas tenho de falar com os jornalistas, mas tudo o que é ruído ou poluição não afeta a dinâmica do grupo. O grupo está muito motivado e vimos de um clássico no qual fizemos uma excelente exibição, ainda que não tenhamos conseguido o resultado que queríamos. Acredito que merecíamos ganhar e reforço isso, mas defrontámos uma grande equipa, que tem feito um grande trabalho esta época. Tivemos um desejo muito grande de vencer e pouco concedemos além do penálti, por isso é fácil manter a equipa com a mentalidade certa. A exibição foi muito positiva contra o Sporting, mas o resultado não foi o que queríamos.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.