Segunda parte de alto nível decidiu a 20.ª jornada do Andebol 1 (28-22)
No jogo cabeça de cartaz da 20.ª jornada do Andebol 1, o FC Porto foi a Águas Santas vencer o quarto colocado por 28-22 e passou a somar 51 pontos no segundo posto da tabela classificativa, apenas atrás do Sporting (54), que tem menos um jogo disputado. Numa tarde em que o nível dos azuis e brancos subiu consideravelmente após o intervalo, Mamadou Diocou consagrou-se como o melhor marcador (8).
Leonel Fernandes havia deixado o aviso de que jogar na Maia não era fácil e a verdade é que, com uma prestação defensiva largamente superior à ofensiva, os comandados de Magnus Andersson apenas chegaram à primeira vantagem aos 25 minutos, por intermédio de Thorsteinn Gunnarson (9-10). Antes, já Gilberto Duarte tinha marcado o primeiro golo no regresso a casa, que contribuiu para a vantagem mínima angariada até ao intervalo (11-12).
As dificuldades dissiparam-se no arranque da segunda parte, graças à intensidade apresentada em ambas as metades do campo, e a diferença rapidamente cresceu. A um parcial de 3-0 que obrigou o treinador adversário a pedir um desconto de tempo, seguiu-se mais uma demonstração de força defensiva que esteve na origem de inúmeros contra-ataques ou transições que decidiram prematuramente o desfecho do encontro (18-25, 49m). Até ao soar da buzina, Ante Grbavac continuou a dar sinais positivos entre os postes e o resultado fixou-se em 22-28.
Na próxima terça-feira (19h45, Porto Canal), os portistas viajam até à Catalunha para defrontarem o BM Granollers na 2.ª jornada da Main Round da Liga Europeia.
Ficha de jogo
AA ÁGUAS SANTAS 22-28 FC PORTO
Andebol 1, fase regular, 20.ª jornada
21 de fevereiro de 2026
Pavilhão Águas Santas
Árbitros: Roberto Martins e Daniel Martins
AA ÁGUAS SANTAS: Francisco Oliveira (1) e Francisco Fontes; Pedro Portela (7), Miguel Baptista (2), Gabriel Conceição, José Barbosa, Nuno Queirós (1), Bernardo Pegas (2), Gonçalo Silva (2), Francisco Fontes (3), José Nunes, Pedro Peneda (1), Diogo Ferreira (2), Henrique Ramada, João Carvalho e André Azevedo
Treinador: Marco Sousa
FC PORTO: Sebastian Abrahamsson e Ante Grbavac; João Gomes (3), Thorsteinn Gunnarson (4), Pol Valera, Rui Silva (1), Daymaro Salina (1), Vasco Costa, Mamadou Diocou (8), Leonel Fernandes, Antonio Martínez, Marcus Dahlin (1), Pedro Oliveira (3), Ricardo Brandão (4), Gilberto Duarte (2) e Timmy Petit
Treinador: Magnus Andersson
Ao intervalo: 11-12
O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.