FCP logo

"Histórias na Cidade": o Museu FC Porto espalha-se pela Invicta

Os 125 anos do FC Porto e o quinto aniversário do Museu FC Porto são o mote para a iniciativa "Histórias na Cidade", que leva até ao coração da Invicta algum do espólio azul e branco em 24 pontos selecionados, todos eles com muitos factos e curiosidades para conhecer, entre 26 de setembro e 26 de outubro. Um autêntico roteiro, de visita gratuita, que parte da Baixa e percorre o Porto, com os desígnios do dragão e a história do FC Porto como pano de fundo.

3. Barbearia Garrett

Está lá tudo. Os cadeirões de ferro, acolchoados, que escutavam conversas sem fim, os instrumentos a lembrar outros tempos ou os espelhos a refletir a arte do barbeiro, entre tesoura e navalha.

Pelo meio, o futebol. Muito futebol. Não só em recordações de outros tempos, expostos com orgulho, mas sobretudo nas conversas dos clientes de sempre e dos ocasionais. A bola que não quer entrar, o avançado que está numa fase imparável, o guarda-redes que vai longe. De jornal na mão ou com um jogo inteiro na memória, por ali previram-se futuros, definiram-se carreiras, traçaram-se vaticínios.

Com mais de 50 anos de história, a Barbearia Garrett, localizada no coração do Porto, já viu por lá passar incontáveis pessoas. Acácio Branco, o proprietário, é o mestre de cerimónias.

E era de mestre para mestre, da barbearia ao futebol, que atendia José Maria Pedroto, quando, na década de 50, enquanto futebolista, se instalou na cidade.

Barrigana, Virgílio e Carvalho, por exemplo, também por lá passaram, na década de 50 e 60. Nos tempos que correm, a corrida dos jogadores poderá ser para outros cenários, mas nada apaga a ligação histórica ao FC Porto.

Outros pontos do roteiro "Histórias na Cidade":

1. Câmara Municipal do Porto

2. Hotel Infante de Sagres

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.