FCP logo

Sérgio Conceição fez a antevisão do clássico no Estádio da Luz frente ao Benfica

O FC Porto disputa neste domingo o primeiro clássico da temporada 2018/19. Os Dragões jogam no Estádio da Luz (17h30), frente ao Benfica, na 7.ª jornada da Liga.

Na antevisão do duelo entre dois dos maiores candidatos ao título nacional, Sérgio Conceição salientou que o FC Porto terá de estar ao seu melhor nível para vencer em casa de um adversário direto na luta pelo título.

À espera de surpresas?
“Nós preparamo-mos para todos os cenários possíveis, dentro do que é o passado recente do Benfica, na sua dinâmica de jogo, sabendo que poderá jogar um ou outro jogador de caraterísticas diferentes. Estamos preparados para isso. Mas fundamentalmente temos de nos preparar da melhor forma para fazer um frente a um oponente difícil. Vamos ter de estar ao nosso melhor nível, a um alto nível, para conseguir ganhar o jogo.”

Soares novamente disponível
“Não tenho de formar o meu onze em função do estatuto ou do regresso de jogadores. Tenho de preparar um jogo e ver quem é que está ao melhor nível e que dê as melhores garantias para ter sucesso dentro da estratégia de jogo. É sempre bom ter mais jogadores disponíveis, ter o Tiquinho disponível é bom, mas isso não implica que tenhamos de mudar alguma coisa. Mesmo com os 11 jogadores que entram em campo, podemos ter nuances diferentes no jogo. Tenho um grupo de jogadores inteligentes. O mais importante é o coletivo, é pensarmos como equipa. Independente de quem for lá para dentro, vão estar todos, incluindo os que estão no banco e os que ficam em casa, com um espírito muito grande e uma energia muito positiva para conseguirmos um bom resultado, e um bom resultado é a vitória.”

O peso emocional de um clássico
“Aproveito para felicitar as equipas portuguesas pela jornada europeia bastante positiva. Benfica, FC Porto e Sporting conseguiram vitórias, é sempre bom para o futebol português. Mesmo jogando em casa de um rival forte, com uma massa adepta apaixonada pelo seu clube, prefiro jogar com estádio cheio. Jogar estes jogos que em termos mediáticos têm um impacto diferente é sempre bom. As questões emocionais, de quem está melhor ou pior, neste tipo de jogos não entram. Gostamos de estar nestes palcos."

A importância de uma vitória
“É importante pelos três pontos que possamos ganhar, não deixando o adversário ganhar esses mesmos três pontos. Passaríamos de uma vantagem de um ponto para quatro pontos. Mas obviamente que não é decisivo. O campeonato é uma prova de regularidade, as equipas têm de manter um nível alto ao longo do campeonato. O Benfica é um adversário direto para o nosso objetivo, a conquista do título nacional, nesse sentido é um jogo importante. Ganhar em campo do rival tem o seu impacto mas não vale a pena ir ganhar a casa do Benfica e depois perder o próximo jogo em casa. Os confrontos diretos são importantes no desenrolar do campeonato e lembro-me que tivemos bons desempenhos no ano passado frente ao Sporting e ao Benfica. É importante mas não decisivo, como disse.”

Estratégia com mudanças na Luz
“Mais importante que ter posse de bola é ver as zonas onde se tem a posse de bola. Uma equipa que ataca bem é importante sendo uma equipa organizada a atacar e com reação à perda. Tivemos menos posse de bola na segunda parte frente ao Galatasaray mas foi uma posse de bola muito mais eficaz, foi isso que quis dizer. A nossa estratégia terá de passar por alguns momentos diferentes do que foi contra o Galatasaray, naturalmente.”

Alguma equipa em melhor forma?
“Não gosto de entrar por aí, porque cada jogo tem a sua história. As equipas chegam de uma jornada europeia interessante e estão separadas por um ponto. O Benfica vai usar todas as suas armas para ganhar o jogo e nós também. O passado recente entre as duas equipas não vai interferir em nada.”

Ausências de Aboubakar e Jardel
“Não sei dizer qual será a maior ausência. No final do jogo já posso ter uma resposta diferente. Preocupo-me com a minha equipa, em encontrar soluções para a falta de um avançado que no ano passado foi o nosso melhor marcador em todas as competições e que tem um peso grande na equipa. Somos treinadores e temos de encontrar soluções para a ausência de um ou outro elemento.”

A pressão do FC Porto na Luz
“A pressão é sempre a mesma. Representamos um clube histórico, um clube como o FC Porto, que nos últimos 36 anos tem ganho muitas vezes. Temos essa responsabilidade de dar uma resposta positiva amanhã, temos essa carga acima de nós, que é um bom peso, uma boa carga.”

A força do Mar Azul
“No ano passado foi fantástico, foram imagens que ficaram na nossa cabeça. É importante este Mar Azul, esta força dos adeptos juntos da equipa, continuar, mesmo que por vezes tentem beliscar essa relação que existe. É impossível. É uma ligação muito forte, como de pai para filho, ou de mãe para filho. Espero que este Mar Azul se desloque para Lisboa e que nos encontremos amanhã, às 17h30, quando começar o jogo.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.