FCP logo

FC Porto regressou à competição com um triunfo seguro e inequívoco frente ao Belenenses

O FC Porto garantiu neste sábado o apuramento para os oitavos de final da Taça de Portugal com uma vitória segura frente ao Belenenses, por 2-0, com golos de Soares (12m) e Otávio (57m). Após a pausa para compromissos das seleções nacionais, os Campeões Nacionais regressaram à competição com um ritmo interessante e foco claro no objetivo: a oitava vitória consecutiva.

Sérgio Conceição frisou na antevisão do encontro que não costuma revelar antecipadamente o onze e tem bons motivos para o fazer. O treinador abriu uma exceção com o anúncio da titularidade de Soares, obtendo como resposta o golo do avançado ao 12.º minuto de jogo.

A exceção confirmou a regra e a regra justifica-se pelas dificuldades criadas ao adversário com a introdução de variáveis no jogo. Sem estudo prévio, a capacidade de resposta diminui consideravelmente. A introdução de Jesús Corona como lateral direito terá constituído uma surpresa para o Belenenses e seria o mexicano a desbravar caminho para o primeiro golo a partir da sua posição.

Jesús Corona recebeu a bola na linha do meio-campo, fletiu em velocidade para o centro e desenhou uma tabela com Adrián López. O espanhol devolveu com classe e o camisola 17 serviu Tiquinho Soares com um passe de primeira para o 1-0 no Estádio do Dragão.

O FC Porto, com cinco alterações no onze em relação ao triunfo frente ao Sporting de Braga (1-0), assumiu total controlo sobre o adversário e criou várias oportunidades para ampliar a vantagem ao longo da etapa inicial. André Pereira por duas vezes (15m e 18m), Jesús Corona (30m) e Óliver (33m) ameaçaram a baliza à guarda de Mika, contrastando com o que ia acontecendo do outro lado. Fabiano, uma das novidades no onze, fez a primeira defesa ao minuto 43, respondendo a um ensaio sem grande perigo de Licá.

Em noite de chuva intensa na cidade Invicta, o cenário de sentido único no jogo foi quebrado apenas por alguns minutos, na reta final da primeira parte e no reatamento. O Belenenses esboçou uma reação no início da etapa complementar mas voltou a quebrar perante a mobilidade das unidades mais ofensivas do FC Porto.

Mika defendeu uma grande penalidade cobrada por Otávio, a punir falta de Reinildo sobre Herrera (53m), mas o 2-0 chegaria pouco depois, com Otávio a responder em excelente lance individual. Recebeu de Soares ao centro, caminhou para a área, esperou pela linha de passe que não surgiu, deixou para trás o terceiro adversário e optou pela finalização, subtil, com a parte exterior do pé direito.

Os Dragões resolveram o jogo em tempo útil e mantiveram o controlo até final, perante as dificuldades do Belenenses em contrariar a superioridade portista. O guarda-redes da equipa lisboeta ainda negou o bis de Soares (73m) e Fabiano respondeu com qualidade a um remate de meia distância de Eduardo (75m), na melhor oportunidade dos visitantes ao longo de todo o encontro. Vitória segura e inequívoca no regresso à competição.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.