FCP logo

Entre 3 de janeiro e 30 de dezembro escreveram-se páginas que irão perdurar na memória coletiva

2018 fica na história do FC Porto. Entre 3 de janeiro, dia de uma importante vitória em Santa Maria da Feira para a Liga (2-1), com um grito de revolta de Yacine Brahimi, e 30 de dezembro, dia em que os campeões nacionais confirmaram o apuramento para a Final Four da Taça da Liga, com um triunfo frente ao Belenenses no Estádio do Jamor (2-1), escreveram-se páginas que irão perdurar na memória coletiva.

O FC Porto celebrou o 125.º aniversário com a conquista da Liga e da Supertaça de Portugal, garantindo 41 vitórias nos 52 jogos realizados em cinco competições distintas. O fcporto.pt apresenta os números mais interessantes de 2018:

52 jogos realizados de 3 de janeiro a 30 de dezembro de 2018, em cinco provas (Liga, Liga dos Campeões, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça). O FC Porto venceu 41 jogos, com cinco empates e seis derrotas, marcando 113 golos – 2,17 por jogo – e sofrendo apenas 42 – 0,81 por jogo. Sérgio Conceição utilizou 39 jogadores ao longo do ano.

2 títulos conquistados em 2018. O FC Porto regressou aos Aliados para celebrar o 28.º título de campeão nacional, confirmado a 5 de maio, ainda com dois jogos por disputar. Os Dragões estabeleceram um novo recorde absoluto de pontos no clube e igualaram o melhor registo na história da Liga Portuguesa (88 pontos), terminando a prova com o melhor ataque e a melhor defesa. A 4 de agosto, os campeões nacionais reforçaram o seu domínio na Supertaça de Portugal, conquistando pela 21.ª vez o troféu, após um triunfo frente ao Desportivo das Aves (3-1).

16 pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões e 16 vitórias consecutivas. O FC Porto, recordista de presenças na fase de grupos da Liga dos Campeões (23), garantiu o terceiro apuramento consecutivo para os oitavos de final da competição, o segundo com Sérgio Conceição. Os Dragões foram a equipa com melhor pontuação na fase de grupos, com 16 pontos (igualando o máximo do clube, garantido na época 1996/97), terminaram no 1.º lugar pela quinta vez e fixaram um recorde na história do FC Porto: cinco vitórias consecutivas na Liga dos Campeões. Os campeões nacionais chegam ao fim de 2018 no 9.º lugar do ranking da UEFA. 16 é igualmente o número de vitórias consecutivas da equipa portista, entre todas as competições (marca inédita do clube), num ciclo iniciado a 19 de outubro e ainda em aberto.

48 jogos de Felipe em 2018. O defesa-central brasileiro, a cumprir a terceira época no clube, foi o jogador com mais presenças nos 52 jogos realizados pelo FC Porto ao longo do ano. Felipe marcou o golo da vitória frente ao Feirense (2-1), a 3 de janeiro, e foi a referência do eixo defensivo portista, terminando a época 2017/18 ao lado de Iván Marcano e formando nova dupla com Éder Militão na temporada 2018/19. Héctor Herrera (47 jogos) e Yacine Brahimi (46) completam o pódio.

25 golos de Moussa Marega ao longo do ano. O avançado maliano garantiu um impressionante registo de cinco jornadas consecutivas a marcar na Liga dos Campeões e chega a 2019 em grande forma. Marega contribuiu para a vitória frente ao Belenenses (2-1) e marcou o oitavo golo nos últimos seis jogos, chegando aos 15 na época 2018/19. Tiquinho Soares, o segundo nome da lista (16 golos em 2018), foi o autor do golo da reviravolta no último compromisso do ano, no Estádio do Jamor. Brahimi, com 10 golos, completa o pódio.

16 assistências de Alex Telles em 2018. O encontro referente à terceira jornada da fase de grupos da Taça da Liga teve como protagonistas os jogadores que mais se destacaram ao longo do ano. Marega e Soares, os melhores marcadores, fizeram os golos da vitória frente ao Belenenses. Alex Telles, o líder no capítulo das assistências, abriu caminho para o 2-1 final, na sequência de um livre indireto. Yacine Brahimi, autor do cruzamento para o golo de Marega, somou a sétima assistência de 2018 e ocupa o top 3, logo atrás de Otávio (oito assistências durante o ano).

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.