FCP logo

Central internacional congolês festeja o seu aniversário

Das ruas de Kinshasa para o Dragão. Chancel Mbemba Mangulu nasceu há 25 anos na capital da República Democratica do Congo, antigo Zaire. Tornou-se, na época passada, o segundo jogador daquele país a representar o FC Porto, depois do malogrado N’Kongolo, também ele defesa central, falecido em 1993.

Mbemba fez a formação como jogador em clubes locais como o ES La Grace e o MK Etanchéité, mas o salto definitivo na carreira estava guardado para 2011, quando se transferiu para o Anderlecht, da Bélgica. Foi lá que completou a sua formação e começou a jogar ao mais alto nível. Em 2013/14 já era titular indiscutível do emblema de Bruxelas, onde se sagrou campeão e venceu uma Supertaça, antes da mudança para Inglaterra. Assinou pelo Newcastle em 2015, disputou a Premier League e o Championship, que ajudou o clube a vencer em 2016/17.

O terceiro campeonato da carreira seria, então, o português. Assinou pelo FC Porto no verão de 2018, mas uma lesão grave logo na pré-temporada impediu uma afirmação plena. Apesar de tudo, manteve-se como homem de confiança de Sérgio Conceição e alternativa aos centrais titulares. Jogou em três competições (Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga) e vai para a segunda temporada com o ânimo renovado após a presença no CAN, onde ajudou o Congo a chegar aos oitavos de final, marcando mesmo o golo que, no último suspiro, atirou o jogo com Madagáscar para as grandes penalidades. Aí, o rival foi mais feliz.

A central ou, até como lateral, posição em que já foi utilizado no FC Porto, Chancel Mbemba continua como opção refinada e à espreita de novas oportunidades.

Muitos parabéns. Joyeux anniversaire.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.