FCP logo

Central celebra o seu aniversário

Uma semana depois do inesquecível jogo de Coimbra, Chancel Mbemba continua a ter motivos para celebrar. Não só porque os seus dois golos ao Benfica valeram a conquista da Taça de Portugal e consequente Dobradinha, mas também porque, agora, celebra mais um aniversário. São 26 anos de vida.

Das ruas de Kinshasa para o Dragão. Chancel Mbemba Mangulu nasceu na capital da República Democratica do Congo, antigo Zaire. Tornou-se, em 2018, o segundo jogador daquele país a representar o FC Porto, depois do malogrado N’Kongolo, também ele defesa central, falecido em 1993.

Mbemba fez a formação como jogador em clubes locais como o ES La Grace e o MK Etanchéité, mas o salto definitivo na carreira estava guardado para 2011, quando se transferiu para o Anderlecht, da Bélgica. Foi lá que completou a sua formação e começou a jogar ao mais alto nível. Em 2013/14 já era titular indiscutível do emblema de Bruxelas, onde se sagrou campeão e venceu uma Supertaça, antes da mudança para Inglaterra. Assinou pelo Newcastle em 2015, disputou a Premier League e o Championship, que ajudou o clube a vencer em 2016/17.

O terceiro campeonato da carreira seria, então, o português. Assinou pelo FC Porto no verão de 2018, mas uma lesão grave logo na pré-temporada impediu uma afirmação plena. Apesar de tudo, manteve-se como homem de confiança de Sérgio Conceição e alternativa aos centrais titulares. Jogou em três competições (Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga), mas seria 2019/20 a temporada da afirmação plena.

Aproveitando problemas físicos de Pepe, primeiro, e Marcano, depois, agarrou o lugar no centro da defesa e não mais o largou. Atuou em 42 jogos e marcou 6 golos, igualando o melhor registo da carreira, conseguido em 2013/14, no Anderlecht.

Os mais especiais, contudo, foram os que marcou na final da Taça, sem dúvida, até por ser o primeiro defesa a bisar na final da competição em toda a história.

Por tudo isso, mas, sobretudo, pelo aniversário...muitos parabéns. Joyeux anniversaire.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.