FCP logo

TACKLE tem a UEFA como parceiro e o Euro 2020 como primeira meta

O FC Porto, a convite da Lipor, associou-se ao projeto TACKLE (Teaming up for a conscious kick for the Legacy of Environment), criado pelo Instituto de Gestão da Scuola Superiore Sant’Anna (Pisa, Itália), juntamente com a UEFA e outros 7 parceiros internacionais e co-financiado pela Comissão Europeia através do Programa Life Environment.

Numa altura em que questões ambientais como a gestão de resíduos, mobilidade, iluminação, consciencialização ambiental dos fãs e o sistema de gestão ambiental das associações de futebol e dos clubes são temas cada vez mais presentes, este é um projeto que vai ao encontro dessas necessidades.

O TACKLE tem como missão melhorar a gestão ambiental de jogos e eventos, elevar o nível geral de consciencialização e a chamada de atenção para as questões ambientais no sector do futebol, envolvendo assim os seus stakeholders mais relevantes – Associações Nacionais de Futebol, Clubes de Futebol, Gestores de Estádios e Apoiantes.

O projeto foi lançado em outubro de 2018, em Pisa, onde foram discutidos por todos os parceiros envolvidos os principais métodos e abordagens a adotar nas primeiras atividades.

São parceiros do TACKLE três Federações Nacionais de Futebol (Itália, Roménia e Suécia), a Euractiv (rede independente de media), Associações de Cidades e Regionais de Reciclagem e Gestão de Recursos Sustentáveis: ACR+ e duas afiliadas, a LIPOR (Porto) e a AMIU (Génova).

Um dos grandes objetivos iniciais deste projeto passa por criar normas e diretrizes de gestão ambiental para serem testadas no próximo Campeonato da Europa de Futebol, em 2020, que vai ser disputado, pela primeira vez, em 12 países diferentes.

Teresa Santos, responsável pela área de Sustentabilidade no FC Porto, explica que a adesão do clube ao projeto resulta de uma visão partilhada com os objetivos e preocupações ambientais que o norteiam. “Para além disso, sendo um projeto Europeu, em que no final serão produzidas guidelines ambientais a serem testadas no Europeu 2020, é importante o FC Porto poder cooperar”, salienta.

O FC Porto irá partilhar as boas práticas ambientais que tem implementadas, uma vez que “uma das etapas do projeto é reunir informações das melhores práticas que são desenvolvidas a nível mundial na gestão ambiental de estádios.”

Nesse sentido, já nos próximos dias 24 e 25 de outubro, o Projeto TACKLE vai realizar uma reunião de trabalho na cidade do Porto e os participantes terão a possibilidade de assistir ao jogo FC Porto-Rangers e verificar a implementação das boas práticas.

“Paralelamente, o FC Porto formulou também algumas medidas que visam a otimização na gestão de resíduos, upcycling e a redução de consumo de água, entre outras”, encerra Teresa Santos.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.