FCP logo

25 anos do Penta inédito e único, 20 anos da UEFA Champions League de 2004 numa coleção de quatro títulos europeus inesquecíveis, o Dia da Mãe, o Dia Internacional dos Museus e Zulmiro de Carvalho em Resende 40/50 no EJEM

No mês da celebração das mães e dos museus, desfilam na memória dias exclusivos da vida do FC Porto que marcaram e mudaram a história. Por isso, maio está cheio de maravilhas para descobrir, sentir e compreender através da programação do Museu Futebol Clube do Porto e com a experiência premiada Tour FC Porto (Museu + Estádio). Entretanto, conhecer as propostas só faz bem à curiosidade!

Há efemérides incontornáveis no calendário portista deste mês e duas destacam-se um pouco mais de outras na agenda. A exposição temporária Porto Penta (dias 22 a 31) assinala o 25.º aniversário do Pentacampeonato que o FC Porto concretizou entre as épocas de 1994-1995 e 1998-1999. A festa foi tão inédita como o feito, mas a grande família azul e branca e a cidade estiveram bem à altura da novidade num acontecimento irrepetível até hoje! Sublinhar a dimensão dessa proeza e, ao mesmo tempo, homenagear o médio Rui Filipe, tragicamente desaparecido no começo desse capítulo histórico do futebol português, são as razões de ser de Porto Penta, uma mostra circunstancial integrada no discurso expositivo permanente do Museu e, por isso, para visitar com o Tour FC Porto.

Também vêm aí os 20 anos da conquista da Liga dos Campeões da UEFA de 2024. O segundo título de campeão europeu de futebol do FC Porto vai pontuar maio de ponta a ponta na programação graças ao Objeto do Mês (dias 1 a 31): o troféu oficial em tamanho reduzido da UEFA Champions League sai das reservas para celebrar o êxito de 2004 e evocar, ainda, a vitória na Taça dos Campeões de 1987. Aliás, em maio, estes dois momentos fazem parte da mão cheia de projeções de vídeo no auditório do Museu, ou seja,  Brilho Universal – Liga Europa 2011/Taça UEFA 2003 – Os Jogos dos Títulos (dias 18 e 21), Universo Porto – Entrevista: Ricardo Carvalho – c/ Rui Cerqueira (dia 25) e Brilho Universal – UEFA Champions League 2004/Taça dos Campeões 1987 – Os Jogos dos Títulos (dias 26 e 27).

No primeiro domingo de maio há o Dia da Mãe para celebrar em grande com a campanha Dia da Mãe (dias 4 e 5) no Tour FC Porto, a Oficina Vintage – Mãe Dragão: Tu Completas-me! (dia 5) e a sessão, já com lotação esgotada, de Música com Dragõezinhos – Mãe (dia 5). Depois, será tempo de não perder as promoções de Dia Internacional dos Museus – Campanhas (dias 18 e 19), de participar na oficina aberta Num Piscar de Olhos! (dia 19) e na sessão de Histórias com Magia para Dragõezinhos – Em Busca da Magia (dia 25), antes do fim do mês, que traz vantagens Blue Holiday (dias 30 e 31) exclusivas para Sócios do FC Porto na aquisição de visitas ao Museu e ao Estádio do Dragão.

A Sala Multiusos é incontornável para saber mais sobre o passado e vai continuar preenchida até junho com a mostra Objeto do Mês: Ano 2023. Ao lado, o Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) apresenta a exposição temporária Resende 40/50 – Desenhos do Lugar do Desenho, uma oportunidade para contemplar obras do início da carreira de Júlio Resende, autor referencial da arte portuguesa do século XX. A propósito deste evento, Miguel von Hafe Pérez, curador e programador do EJEM, recebe o escultor Zulmiro de Carvalho no regresso das sessões de Uma Conversa Entre… (dia 9). 

Mais informações sobre a programação, as campanhas e o Tour FC Porto em www.museufcporto.pt
 

Relacionado com

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.