FCP logo

O FC Porto esteve a perder frente ao Vitória de Guimarães, mas venceu por 2-1 e vai discutir com o Sporting de Braga a conquista da Taça da Liga

O FC Porto qualificou-se para a final da Taça da Liga ao bater esta quarta-feira o Vitória de Guimarães (2-1), no Estádio Municipal de Braga, nas meias-finais da final four da prova. Alex Telles (66m) e Soares (75m) assinaram os golos da reviravolta dos Dragões, que vão defrontar o Sporting de Braga no jogo da decisão, agendado para o próximo sábado (19h45, Sport TV).

Foi uma primeira parte com duas equipas muito encaixadas uma na outra, algo que, naturalmente, não proporcionou grandes lances de perigo. Em abono da verdade, foi o FC Porto quem esteve mais perto de marcar ao longo dos 45 minutos iniciais, nos quais Douglas foi a grande figura. O guarda-redes do Vitória de Guimarães esteve particularmente inspirado no primeiro tempo, negando o golo aos Dragões em vários momentos.

Marega foi o primeiro a ameaçar, ainda assim de um ângulo difícil, e, na sequência, Matheus Uribe ficou a centímetros de assinar um golaço de fora da área (20m). Em mais um duelo com Douglas, Marega aproveitou uma bola perdida após insistência de Luis Díaz e, de primeira, rematou para mais uma defesa de belo efeito do guardião vitoriano (33m). Já perto do intervalo, Douglas voou para negar o golo a Mbemba na sequência de um livre cobrado por Alex Telles (42m).

No primeiro minuto do período de compensação, Davidson, já dentro da área, rematou por cima naquela que foi a melhor oportunidade do Vitória de Guimarães em toda a etapa inicial. Foi da marca de penálti que os vitorianos se adiantaram no marcador, mas a falta que Soares supostamente faz sobre Leo Bonatini deixa muitas dúvidas e justificava que Jorge Sousa fosse rever o lance ao monitor. O VAR validou a decisão do árbitro portuense e Tapsoba não se fez rogado (65m).

O sentimento de injustiça transformou-se numa grande reviravolta. No minuto imediatamente seguinte, Alex Telles encheu-se de fé e encheu o pé esquerdo para marcar um grande golo num remate rasteiro e indefensável (66m). Feito o empate, o FC Porto chegaria à vantagem pelo suspeito do costume: Tiquinho Soares. Otávio lançou Tecatito Corona, o mexicano aguentou a carga de um adversário e ofereceu o golo de bandeja ao avançado brasileiro, que balançou as redes pelo nono jogo consecutivo (75m).

O Vitória de Guimarães procurou reagir e ameaçou o empate por intermédio de Davidson, mas Diogo Costa respondeu em grande estilo e segurou a vantagem portista (86m). Já dentro dos cinco minutos de compensação, Jorge Sousa e o VAR perdoaram o cartão vermelho direto a Pepê, que pontapeou Luis Díaz duas vezes junto à bandeirola de canto (90m+2). Por esta altura, também não podemos passar ao lado do duplo corte de Mbemba, ambos já dentro da área e ambos verdadeiramente extraordinários (90m+3).

No derradeiro lance do jogo, João Pedro fez o 2-2 para o Vitória de Guimarães, mas beneficiou de uma falta sobre Diogo Costa para o conseguir (90m+5). Desta vez, o VAR fez o que lhe competia e alertou Jorge Sousa para a infração cometida pelo avançado vitoriano, que pontapeou as mãos do guarda-redes portista. Muito bem, o juiz portuense foi ver as imagens ao monitor e anulou o golo, repondo a justiça no resultado. A final da Taça da Liga assenta bem ao FC Porto, indiscutivelmente a melhor equipa nesta meia-final.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.