FCP logo

Avançado maliano falou à RMC sobre os insultos racistas de que foi vítima em Guimarães

Em declarações à RMC (Rádio Monte Carlo), uma das principais rádios francesas, durante o programa do antigo jogador Christophe Dugarry, Moussa Marega abordou o episódio de racismo que viveu no Estádio D. Afonso Henriques, no mais recente Vitória de Guimarães-FC Porto. Antes de abandonar o relvado debaixo de insultos, o avançado maliano assumiu um papel decisivo no triunfo por 2-1, pois foi o número 11 portista que assinou o segundo golo dos Dragões. Moussa Marega foi contratado pelo FC Porto em janeiro de 2016 e, posteriormente, emprestado ao emblema vimaranense, pelo qual fez 31 jogos e 14 golos em 2016/17.

Um domingo difícil
“Já me sinto melhor, mas ontem foi um dia muito difícil. Ontem, senti-me verdadeiramente como uma merda. Foi uma grande humilhação e tocou-me muito, mas depois cheguei a casa, vi a minha família e os meus filhos e isso devolveu-me o sorriso. Li todas as mensagens que recebi e as pessoas deram-me um apoio incrível, o que me fez sentir melhor.”

A decisão de abandonar o relvado
“Na altura, os meus companheiros de equipa não compreenderam a minha reação, mas ficaram chocados com o que estava a acontecer. Eles tiveram reações de amigos e tentaram acalmar-me, pois conhecem-me muito bem. Ainda assim, disse-lhes que não valia a pena e que, para mim, era impossível jogar naquelas condições. Os insultos começaram durante o aquecimento e, no início, eram apenas algumas pessoas, mas depois foi o estádio inteiro. Era impossível continuar no relvado. Sempre que marquei ao Vitória de Guimarães, nunca festejei, por isso não entendo o que aconteceu para me insultarem daquela maneira.”

A reação de Sérgio Conceição
“Teve a reação que esperava dele. Está do meu lado e fez tudo o que podia para me acalmar naquele momento.”

A postura do árbitro
“Acho que o jogo deveria ter sido interrompido e que o árbitro deveria ter tido uma reação mais forte. Agora, espero uma reação forte por parte da Liga.”

Insultado por adeptos de um clube que já representou
“Fiquei chocado, pois nunca pensei que isto pudesse acontecer. Tenho uma boa relação com a cidade de Guimarães e o Vitória é um clube que me deu muito. A situação chocou-me porque sempre respeito o clube e os adeptos. Quando estive no Vitória de Guimarães, fiz muitos jogos, marquei 14 golos e a equipa fez uma das melhores épocas da história do clube.”

As declarações do presidente do Vitória de Guimarães
“Não o conheço, mas se for inteligente, pode ver que apontei para a minha pele quando fiz o golo. Os insultos começaram no aquecimento e prolongaram-se durante o jogo todo.”

O que diria ao Presidente da República
“Seria uma honra falar com ele e poder dizer-lhe o que senti ao ser insultado daquela forma. Não gostei mesmo nada de sentir aquele ódio, fiquei muito desiludido.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.