FCP logo

Avançado celebra o seu aniversário

Os adeptos do FC Porto reservam um carinho especial para Moussa Marega, uma das principais figuras da conquista do título nacional na temporada 2017/18 e que, aos poucos, se tornou uma referência do plantel. Aos 29 anos, Moussa Marega é já um nome incontornável do FC Porto.

Nascido em Les Ulis, uma comuna francesa dos arredores de Paris, Marega tem dupla nacionalidade e representa internacionalmente a seleção do Mali.

Começou a jogar futebol, a nível sénior, no AS Evry, passando depois pelo Le Poiré-sur-Vie, antes de chegar ao Amiens, o principal clube que representou em França. Estávamos em 2014, ano de Mundial e o ano que iria mudar a sua carreira.

Mudou-se para a Tunísia, onde representou o Espérance de Tunis meia temporada. Em janeiro de 2015 foi escolha do Marítimo para o lugar de avançado que precisava de um reforço. Rapidamente apresentou em Portugal o seu cartão de visita: potência, velocidade e explosão. Marcou 15 golos em pouco mais de 30 jogos pelos insulares e foi contratado pelo FC Porto no início de 2016.

Não foi feliz a primeira passagem pelo Dragão, mas o empréstimo ao V. Guimarães, no ano seguinte, permitiu-lhe mostrar novamente todo o seu futebol. Em 2017, quando chegou ao FC Porto, Sérgio Conceição quis Marega de volta. E o franco-maliano respondeu de forma explosiva. Marcou 23 golos e foi o melhor marcador do FC Porto na Liga. Na época passada, marcou 21 e bateu o recorde do clube de jogos consecutivos a marcar na Liga dos Campeões: foram seis.

Este ano, Marega tem nove golos marcados, seis deles no campeonato, o último em Guimarães onde, depois de abanar as redes da baliza adversária, abanou também o futebol e o país com uma tomada de posição rara mas plenamente justificada: abandonou o relvado perante os insultos racistas de que estava a ser alvo e fez Portugal discutir o tema em vários quadrantes.

Aos 29 anos, Marega é uma figura incontornável do FC Porto. Muitos parabéns.

O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.