FCP logo

De volta ao Dragão, a armada azul e branca goleou o Belenenses por 5-0 e mostrou por que motivo é líder isolada do campeonato a quatro jornadas do final

O FC Porto regressou a casa e o marcador do Estádio do Dragão tornou a exibir uma superioridade ainda maior do que a alcançada na anterior jornada caseira, o dérbi da Invicta do passado dia 23 de junho. Frente ao Belenenses, o coletivo portista não se deixou desconcentrar pelo imenso apoio que recebeu na viagem prévia ao jogo, nem se deixou adormecer à sombra de uma liderança inabalável, fosse qual fosse o desfecho do embate deste domingo à noite. Os 5-0 com que os Dragões fecham a 30.ª ronda da Liga NOS fazem do conjunto de Sérgio Conceição o melhor ataque da prova e mantêm o líder do campeonato como a melhor defesa, seis golos à frente da do segundo classificado.

Frente a mais uma linha de cinco defesas, o FC Porto demorou a carburar e só à passagem do décimo minuto testou as luvas do solitário Koffi, único guardião convocado por Petit para a deslocação ao Norte de Portugal. Nos minutos que se seguiram, o Belenenses chegou perto da baliza de Marchesín em diversas ocasiões e Sérgio Conceição logo ordenou que Vítor Ferreira, Luis Díaz e Aboubakar iniciassem exercícios de ativação física. Os titulares parecem ter visto os três suplentes a aquecer já que, a partir daí - e até ao final da primeira parte -, só deu FC Porto. Preferencialmente pela direita, os Dragões investiram sobre a baliza dos azuis do Jamor e, à meia hora de jogo, Soares teve cabeça e frieza para responder da melhor forma à chamada longínqua, mas certeira, de Otávio. Cinco minutos depois, Uribe ainda fez o seu primeiro golo com a camisola portista, após tabelar com Marega e fintar a defesa visitante, porém a dupla de Oliveiras, o árbitro Rui e o VAR Manuel, escrutinaram o lance e, com imagens que mais ninguém terá visto, descobriram que a bola embateu no braço do colombiano antes de este se estrear a marcar de azul e branco. Estava anulado o segundo do FC Porto e, até ao apito para as cabines, apenas se destacou um potente remate da única novidade no onze de Sérgio Conceição. O homónimo Oliveira disparou rasteiro e potente, contudo a bola passou a centímetros do poste direito da baliza Norte do Estádio do Dragão.

Após o descanso, o FC Porto voltou ainda mais forte e não mais deixou o Belenenses aproximar-se da sua baliza com a mesma frequência. Aos doze minutos do segundo tempo, com a parte de fora do seu pé direito, Corona colocou a bola nas costas da defesa adversária e Marega só teve de fazer o que sabe melhor. Pela terceira vez, os Dragões atiravam para o fundo das redes do Belenenses, ainda que só duas tenham sido validadas. A muito boa entrada da formação portuense na segunda parte teve continuidade numa série de boas jogadas de entendimento no ataque portista a semearem o pânico entre os visitantes. No último terço do encontro, Sérgio Conceição fez entrar Luis Díaz, retirou Corona - em perigo de exclusão caso fosse admoestado -, e o colombiano só precisou de três minutos para desmontar a defesa lisboeta e sofrer falta passível de grande penalidade. Da marca dos onze metros, Alex Telles enganou Koffi e a partida começava a ganhar contornos de goleada. Contornos consumados aos 82 minutos, quando a primeira aposta do técnico azul e branco, Fábio Vieira, converteu exemplarmente um pontapé de livre direto, bem ao jeito do seu pé esquerdo, e fez o esférico beijar a malha lateral oposta da baliza do Belenenses. Com 4-0 no marcador, o líder do campeonato praticamente garantia a manutenção dos seis pontos de vantagem sobre o segundo classificado e melhorava, ainda mais. os números relativos à diferença de golos. Mas o melhor ainda estava para vir: dono da chave de ouro, Luis Díaz disparou, no último lance da contenda, um autêntico míssil entre três postes dos de Belém. O estrondo com que a bola embateu nas redes foi audível à distância e comprovativo da violência do tiro. Na próxima quinta-feira, em Tondela, o emblema da Invicta volta a entrar em campo com um só objetivo: arrecadar mais três pontos rumo ao grande objetivo da época.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.