Dados recolhidos no Facebook, Instagram, Twitter e TikTok
O universo das redes sociais do Futebol Clube do Porto teve um alcance superior a 62 milhões durante a semana entre a conquista do título e a entrega do troféu aos novos campeões nacionais.
Numa análise que começa no dia 15, aquando do Clássico com o Sporting que garantiu a conquista do campeonato, e termina a 21 de julho, dia de rescaldo da entrega do título, foram contabilizados os resultados de mais de 600 publicações nas quatro principais redes sociais onde o FC Porto marca presença: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.
Na fase complicada que o mundo atravessa, com a pandemia de Covid-19 que, entre muitas outras coisas, obrigou a que o campeonato se decidisse com estádios vazios, as redes sociais, bem como a App oficial do FC Porto e o Portal, foram um palco privilegiado para acompanhar todos os pormenores sobre a decisão do campeonato.
O Facebook foi a rede social onde o alcance foi maior (28,5 milhões), tendo sido publicados 80 conteúdos diferentes, 25 dos quais em vídeo. Aliás, tanto a festa do relvado que se seguiu ao triunfo no Clássico, como a entrega do troféu foram transmitidos em direto no Facebook, sendo que o primeiro foi o conteúdo que mais interações gerou (160 mil) e também o mais comentado (8 mil). Quanto ao “Live” da entrega da Taça, garantiu, por si só, um alcance de um milhão.
A publicação de anúncio do novo campeão, com a estreia do mote “Vencedores como sempre, campeões como nunca”, gerou cerca de 15 mil partilhas, 44 mil gostos e um alcance total superior a dois milhões. Nenhuma outra publicação no Facebook a superou.
Tudo somado, entre gostos, comentários e partilhas, o total de interações com a página do FC Porto no Facebook ao longo dos últimos sete dias foi de 3,7 milhões.
O Instagram foi a rede social em que o volume de publicações foi maior, sobretudo nos “Stories” (cerca de 250), tendo sido ainda colocados 85 conteúdos no feed que geraram 4,3 milhões de interações e um alcance de 20 milhões.
O passatempo de oferta das camisolas especiais dos campeões foi o conteúdo mais comentado (104 mil) e a criatividade de comemoração do título foi a que recebeu mais gostos: 160 mil.
No Twitter, a semana ficou marcada pelo problema alheio ao FC Porto que impediu a publicação de conteúdos durante cerca de 48 horas, mas, ainda assim, os conteúdos publicados nesta rede social tiveram um alcance de 13,5 milhões, sendo que o dia onde o número de impressões (visualizações de um tweet) foi maior foi o da entrega do troféu: 2,6 milhões.
Ao longo destes 7 dias foram publicados quase 200 tweets (excetuando respostas e retweets) que geraram 241 mil gostos, 43,4 mil retweets e 4,2 mil comentários.
No TikTok, a mais recente rede social do FC Porto, as visualizações dos conteúdos publicados foram de mais de 1 milhão, originando cerca de 146 mil gostos e 3 mil comentários.
De sublinhar ainda que, antes deste período, o “Deportes & Finanzas”, portal especializado na análise de redes socais de emblemas desportivos, revelou que o FC Porto foi o clube português que mais interações gerou nos primeiros seis meses de 2020 no Instagram (24,4 milhões - mais do que os três clubes seguintes juntos) e no Twitter (2,15 milhões).
App FC Porto e Portal também agregaram o universo azul e branco
A somar aos dados recolhidos nas redes sociais, é preciso registar que muitos foram também os que utilizaram a App oficial do FC Porto e o Portal para acompanharem estes dias decisivos e as festas que se seguiram.
Ao longo dos sete dias, foram mais de 10 horas em direto, com acompanhamento da equipa até ao estádio, conferências de imprensa, festejos no relvado e, claro, a entrega do troféu. A isto somou-se o habitual acompanhamento ao minuto dos jogos, com notificações dos momentos mais importantes, galerias de fotos, todos os vídeos que marcaram a festa e notícias que prenderam a atenção de milhares de utilizadores ao longo de mais uma semana para a história do FC Porto.
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