FCP logo

Um dos primeiros dois atletas de eSports do FC Porto

Joga videojogos desde que teve idade para segurar num comando e, aos 24 anos, o crescimento que conseguiu neste universo surpreende não só os amigos e familiares, mas até o próprio. Falamos de Bruno Almeida aka Balmeida que, juntamente com Rafa Monteiro, formam a equipa eFCPorto SoccerSoul, para competir no FIFA, e que marca a entrada do FC Porto no universo eSports.

Bruno Almeida tem 24 anos e é natural de Lisboa. É atleta de eSports há três anos e acredita que esta ligação ao FC Porto é o passo mais importante que deu até agora para a afirmação plena.

Como começou a tua carreira nos eSports e como tem sido o teu percurso?

Há cerca de três anos jogava com amigos, na brincadeira, nada competitivo. Comecei a sentir que tinha vontade de mais e comecei a sentir-me, de alguma forma, superior aos meus amigos. Queria mais. Isto coincidiu com as primeiras competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol e eu fui aparecendo, seja por ter conseguido algumas qualificações ou por conseguir vencer alguns nomes que já estavam bem vincados na comunidade. Comecei a ser falado, estive dois anos com uma equipa e depois surgiu o convite da SoccerSoul, que foi o passo à frente porque chegaram com condições diferentes, com vontade de vencer, com uma mentalidade totalmente diferente. Gostei muito, sou grato a todas as organizações por onde passei, mas sentia que precisava de dar esse passo em frente. Mais recentemente surgiu este interesse do FC Porto, que confiou em nós e quis seguir com este projeto para a frente.

Os videojogos sempre foram um passatempo teu?

Sim, jogo desde miúdo. Desde que tive idade para segurar num comando, talvez. Como sempre gostei muito de futebol, havia também a ligação ao jogo eletrónico. O primeiro que me lembro de jogar deve ter sido o FIFA 2002, provavelmente.

Que expectativas tens para este novo projeto com o FC Porto?

Espero vencer muito com a camisola do FC Porto. Foi incrível e tenho noção da responsabilidade que nos cabe. Tendo um clube e uma potência como o FC Porto por trás, tem tudo para correr bem. Temos tudo para concretizar os nossos objetivos, que é ganhar títulos e é o que eu espero. O meu objetivo é sempre fazer melhor do que no ano anterior. Quero somar títulos ao meu nome, ao nome do FC Porto e ao nome desta equipa.

Qual o sentimento por seres um dos primeiros atletas da história do FC Porto nos eSports?

É sem dúvida uma responsabilidade tremenda. A massa adepta vai ter os olhos em nós. Vamos ser exemplos para muitos jovens que querem aparecer e ingressar neste mundo. Mas, falando por mim, precisava disto. Precisava de sentir esta responsabilidade. Estou muito grato ao FC Porto por ter confiado em mim para ser a primeira imagem desta modalidade no clube. Quero muito e, além de estar muito grato, estou muito motivado para o ano que aí vem.

Como é que as pessoas próximas de ti, nomeadamente a tua família, acompanharam o teu crescimento nos eSports?

Sempre me apoiaram muito. No início viam como uma diversão, deixavam-me jogar e pronto. A partir do momento em que começam a chegar prémios de competições ou prémios monetários e veem que um clube como o FC Porto está a investir em mim, tenho a certeza que a coisa mudou. Ficaram perplexos por ver o crescimento disto. Não pensavam que um dia chegasse a este ponto, mas o apoio esteve lá sempre. Sou um sortudo.

O que podem esperar os adeptos do FC Porto?

Podem esperar muito empenho, muito trabalho. Vou dar tudo pela camisola e para trazer muito sucesso ao FC Porto nesta modalidade. Quero muito festejar títulos com os portistas. As palavras principais são trabalho, motivação e orgulho. Espero que venham muito títulos e que possamos festejar juntos já neste primeiro ano.

FIFA 18
Verificado
2.º lugar Campeonato Universitário OmenbyHP
Presença no MocheXL eSports
FIFA 19
Verificado e Top100
Vencedor de 2 Torneios da ESL
Top 4 FPF Ultimate Challenge
Top 8 Campeonato Universitário OmenbyHP
Fase de grupos Grande Final FPF eSports

FIFA 20
Verificado e Top 100
Vencedor FUT Open Cup II
Top 4 Christmas Challenge FPF eSports
Top 4 eAllianz League Cup 2vs2
Fase de grupos FPF Masters Challenge
Qualificação para o Challenger Mode FTTA
Top 8 Grande Final FPF eSports

FIFA 21
Verificado
Qualificação para a BomCup2

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.