FCP logo

Dragões derrotados em casa pelo Varzim na 18.ª jornada (1-0)

A segunda volta da equipa B do FC Porto começou da mesma forma como havia terminado a primeira. Na tarde deste domingo, no CTFD PortoGaia, os jovens Dragões voltaram a perder, desta feita frente a um adversário direto na luta pela manutenção. Diante do Varzim, os comandados de Rui Barros saíram derrotados pela margem mínima (1-0) e foram atirados para o último posto da Liga Portugal 2. Sobram 16 rondas para reverter uma trajetória negativa que teima em manter-se.

Com três mudanças no onze portista – Cláudio Ramos no lugar do castigado Ricardo Silva, Pedro Justiniano de início na vez de Gonçalo Brandão e Francisco Conceição de regresso à equipa B – o Varzim mostrou ao que vinha logo após o apito inicial e rapidamente abriu as hostilidades no capítulo dos remates. O FC Porto B respondeu de imediato e começou a encostar os visitantes que, ao décimo minuto, quase fizeram golo na própria baliza. Só que, depois de uma grande sequência de intervenções de Cláudio Ramos, os poveiros chegaram mesmo à vantagem com protestos de falta sobre Pedro Justiniano. O guardião da equipa principal dos Dragões negou a primeira ocasião com uma grande mancha e, no canto que se seguiu, o Varzim mostrou-se indiferente aos esforços do internacional português para inaugurar a contagem. Com o conjunto de António Barbosa em vantagem e melhor no jogo, o já amarelado Rui Moreira fez falta em zona perigosa sobre Francisco Conceição. O árbitro assinalou a infração, não admoestou o médio varzinista com o consequente cartão vermelho por acumulação e, na conversão do livre direto, Rodrigo Valente obrigou Ricardo a sujar o equipamento para negar o empate.

No arranque da segunda parte, Rui Barros fez entrar Johan Gómez para a posição de Tiago Matos e António Barbosa poupou trabalho à equipa de arbitragem ao retirar Rui Moreira do jogo. Os “bês” portistas regressaram das cabines apontados à baliza de Ricardo. Aos 52 minutos, Rodrigo Conceição cruzou rasteiro desde a direita e Gonçalo Borges esteve perto de acertar entre os postes do antigo guarda-redes azul e branco. Depois de desperdiçar sucessivas oportunidades, e de apresentar algumas queixas físicas, o extremo dos Dragões foi rendido por Igor Cássio. Um quarto de hora depois, já numa altura em que o jogo tinha mais quezílias do que chances de golo, Rodrigo Valente deu lugar a Kelvin Boateng e a essa mudança seguiu-se a de Diogo Bessa por Carlos Gabriel. Dentro dos derradeiros cinco minutos, Boateng foi pontapeado na parte de trás da coxa dentro da área do varzim enquanto protegia o esférico, mas a Manuel Oliveira nada assinalou. Até ao final, um livre lateral do recém-entrado Carlos Gabriel pedia desvio, mas tal não aconteceu e a bola morreu nas luvas de Ricardo.

“Acho que este jogo foi bastante repartido. O Varzim entrou melhor do que nós, até ao golo estiveram melhores. Depois disso reagimos bem, fomos agressivos e tentámos criar oportunidades. Elas apareceram mas infelizmente não entraram. Não foram superiores a nós, mas no final perdemos. É triste, estes miúdos têm qualidade para disputar todos os jogos, mas os resultados não têm aparecido. Falta um bocadinho de sorte, não é só isso nem desculpa, mas há qualquer coisa que não está a funcionar ao nível da finalização. De vez em quando somos uma equipa bastante desequilibrada. É um bocadinho de juventude, de ansiedade pelos resultados e pela classificação. Isso cria dificuldades aos miúdos e por isso os resultados não estão a aparecer”, declarou Rui Barros após novo desaire.

No próximo domingo, dia 7 de fevereiro, o FC Porto B desloca-se a Vizela para enfrentar a formação local. A partida, com pontapé de saída agendado para as 11h15, terá transmissão em direto na Sport TV1.

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-VARZIM, 0-1

Liga Portugal 2, 18.ª jornada
31 de janeiro de 2021
Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia

Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Tiago Leandro e Nélson Cunha
Quarto árbitro: Bruno Trindade

FC PORTO B: Cláudio Ramos; Rodrigo Conceição, Pedro Justiniano (cap.), João Marcelo, Diogo Bessa, Tiago Matos, Mor Ndiaye, Rodrigo Valente, Francisco Conceição, Gonçalo Borges e Danny Loader
Substituições: Tiago Matos por Johan Gómez (45m), Gonçalo Borges por Igor Cássio (63m), Rodrigo Valente por Kelvin Boateng (78m) e Diogo Bessa por Carlos Gabriel (85m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, David Vinhas, Rodrigo Pinheiro, Rafael Pereira e Diogo Ressurreição
Treinador: Rui Barros

VARZIM: Ricardo; Tiago Almeida, André Micael, Luís Pedro (cap.), Cerveira, Rui Moreira, André Leão, Lessinho, Ahmed, Patrick e Agdon
Substituições: Rui Moreira por Tembeng (45m), Lessinho por Fatai (56m), Agdon por Ofosu (57m), Patrick por Irobiso (76m) e Ahmed por Diarra (90+1m)
Não utilizados: Lekbab, André Vieira, Nélson Agra e Rui Coentrão
Treinador: António Barbosa

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Luís Pedro (19m)
Disciplina: cartão amarelo a Luís Pedro (12m), Mor Ndiaye (21m), Rui Moreira (26m), Lessinho (51m), Rodrigo Conceição (87m) e Danny Loader (90+5m)

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.