FCP logo

O Estádio do Dragão é o primeiro estádio no mundo a implementar o código de cores (ColorADD) para daltónicos

A Fundação do Futebol-Liga Portugal atribuiu ao FC Porto a distinção de Responsabilidade Social referente a janeiro de 2021 por mais um projeto inovador do clube, que fez do Estádio do Dragão o primeiro estádio no mundo a implementar o código de cores para daltónicos: o ColorADD.

Este sistema, já implementado no Estádio do Dragão e que será alargado a todas as outras infraestruturas do clube, ajuda todos aqueles que têm dificuldade em distinguir ou identificar cores, facilitando o acesso ao estádio, especialmente aos daltónicos. Numa primeira fase, o código ColorADD foi aplicado nos parques de estacionamento (organizados por cores) e nos coletes de treino dos principais escalões, momentos estes em que a cor pode ser um veículo de distinção e identificação.

Esta é uma linguagem universal, inventada pelo portuense Miguel Neiva, que representa as três cores primárias - azul, amarelo e vermelho - através de símbolos gráficos. Um código que tem tanto de simples quanto de útil e que faz do FC Porto e do Estádio do Dragão um exemplo mundial no que respeita à agenda 2030 e aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

“Qualquer iniciativa que seja de inclusão, na vertente da Responsabilidade Social, é de louvar e enaltecer. O FC Porto, como pioneiro nesta ação, está de parabéns, sendo esta uma iniciativa que permitirá a todos os que vão ao Estádio do Dragão, e não consigam distinguir as cores, não se sentirem excluídos. Questões como acessibilidades, inclusão e sustentabilidade ambiental estarão sempre na primeira linha de distinção da Liga Portugal e da sua Fundação do Futebol”, afirmou Susana Rodas, diretora de Marketing da Liga Portugal.

Teresa Santos, responsável pela área de Sustentabilidade do FC Porto, falou sobre a responsabilidade do clube em abraçar estas ações sociais: “O FC Porto, sendo uma marca que representa uma região, desde sempre que assumiu na sua estratégia a sua responsabilidade na consciencialização para temas como a inclusão, respeito e igualdade, pelo que este reconhecimento por parte da Fundação Futebol – Liga Portugal, nos enche de orgulho. A inclusão pela cor é mais uma aposta do FC Porto para tornar as suas infraestruturas cada vez mais inclusivas, de uma forma não discriminatória”.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.