FCP logo

FC Porto fez por merecer um resultado mais volumoso, mas triunfou na receção ao Vitória de Guimarães (1-0) e reduziu a distância para o primeiro lugar

O FC Porto reduziu para quatro pontos a diferença que o separa da liderança do campeonato ao vencer o Vitória de Guimarães (1-0), no Estádio do Dragão, no encontro que fechou a jornada 28 da prova. Marega, aos 49 minutos, foi o autor do golo que fez toda a diferença.

Com Nanu, Otávio e Marega de regresso ao onze, o FC Porto assumiu as despesas do jogo desde o apito inicial de Tiago Martins, mas não foi fácil quebrar a organização defensiva do Vitória de Guimarães durante os primeiros 45 minutos. Mehdi Taremi ficou a centímetros de replicar o golo marcado à Juventus, no Estádio do Dragão, com um carrinho na área vimaranense que quase entrou diretamente na baliza de Bruno Varela (17m). A supremacia portista foi ganhando força com o passar do tempo e só não teve reflexos no marcador porque o guarda-redes vimaranense negou o golo a Mehdi Taremi naquela que foi a melhor oportunidade do primeiro tempo: Mbemba iniciou a jogada e Pepe isolou o avançado iraniano, mas a tentativa de chapéu ficou curta (21m).

Por esta altura, só se jogava no meio-campo defensivo do Vitória de Guimarães e Marchesín era um mero espectador. Ainda antes do intervalo, Marega aproveitou um mau alívio da defesa vitoriana e rematou forte à entrada da área, mas a bola saiu à figura de Bruno Varela (43m), que assim segurou o nulo com que as duas equipas recolheram aos balneários. O descanso não retirou fulgor ao FC Porto, que não demorou muito a ganhar vantagem no marcador: Marega ganhou no corpo a corpo com Abdul Mumin e, à saída de Bruno Varela, rematou com categoria de pé esquerdo, colocando os Dragões finalmente na frente (49m). Há muito que o FC Porto fazia por merecer este golo, assinado pelo internacional maliano num lance pleno de raça e crença. À Marega, portanto.

Tal como a primeira parte, também a segunda pertenceu por completo ao FC Porto. O único lance de perigo criado pelo Vitória de Guimarães foi na sequência de um livre cobrado por Pepelu que obrigou Marchesín a aplicar-se (73m), mas antes disso já Otávio (56m) e Marega (68m) tinham ameaçado o 2-0. Já na reta final do encontro, registo para mais três oportunidades para os azuis e brancos: Toni Martínez atirou por cima na conclusão de um contra-ataque (86m), Luis Díaz testou os reflexos de Bruno Varela (90m) e Francisco Conceição rematou à trave, mas a bola foi desviada pelo braço de Abdul Mumin, pelo que ficou por marcar um penálti a favor dos Dragões (90m+2). Não há como não sublinhar a excelente exibição do FC Porto numa vitória que só peca por escassa.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.