FCP logo

O Espaço Dragão na nova ala pediátrica do Hospital de São João venceu prémio de Responsabilidade Social

Em dezembro de 2021 começou finalmente a funcionar a nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), que tem a particularidade de ter o Espaço Dragão, uma área lúdica cheia de FC Porto que assenta no lema “Juntos Venceremos”. A união de esforços entre o clube e o hospital, que já vem de longe, foi devidamente reconhecida pela Fundação do Futebol da Liga Portugal, que lhe atribuiu um dos prémios de Responsabilidade Social referentes ao último mês do ano passado.

Tiago Gouveia, diretor de Marketing do FC Porto, falou de um reconhecimento “muito importante para o clube” e que é “motivo de orgulho”, mesmo que a associação a estas iniciativas não seja “a pensar em prémios ou distinções”. Hélder Gomes, responsável pelo Branding portista, considera que o desafio proposto pelo Hospital de São João foi superado com sucesso e que ressalva a identidade do FC Porto: “Pensámos em vários elementos, mas achámos que a nossa bandeira é o elemento mais forte do clube”. Mário Costa, da Fundação do Futebol da Liga Portugal, caracterizou esta iniciativa como “brilhante”, enquanto Manuel de Melo, representante do Hospital de São João, sublinhou a ligação que existe entre as duas partes: “O FC Porto tem sido um parceiro nosso desde o momento 0 ou -1. Tem-nos acompanhado desde sempre”.

Tiago Gouveia (Departamento de Marketing do FC Porto)
“Este reconhecimento é muito importante para o clube. O FC Porto e o Hospital de São João têm uma ligação enorme desde sempre e foi uma luta para o hospital conseguir este projeto. O FC Porto, na pessoa do seu presidente, sempre se aliou a este projeto desde o tempo em que as crianças ainda tinham de estar em contentores. Para nós, FC Porto, é um motivo de orgulho, pois sabíamos da vontade que exista e partilhávamos dela. É bom ver que este espaço já existe e que os sonhos são possíveis de concretizar. Mais do que ver que já está erguido, é ver que pudemos colocar lá a nossa marca e deixar a nossa identidade bem presente. Foi um convite do Hospital de São João que muito nos orgulhou e foi uma forma de reconhecerem o nosso envolvimento durante todo este tempo. Quando abraçamos estas iniciativas, não o fazemos a pensar em prémios ou distinções, mas ao mesmo tempo sabemos que o reconhecimento dado por terceiros a projetos como este é importante. Este projeto é um exemplo para o clube e para os nossos adeptos, pois sabemos que é algo que toca muitos dos nossos adeptos, que por este ou aquele motivo têm uma ligação ao hospital. Este reconhecimento enche-nos de orgulho e dá-nos força para mais projetos similares que possam ser um motivo de orgulho para todos nós e para os nossos adeptos. Sabemos pelos profissionais de saúde que é um dos espaços onde as crianças mais gostam de estar e isso é algo que nos enche de orgulho. Se querem lá estar, é porque lhes dá um reforço de esperança e mais vontade de ultrapassar os problemas.”

Hélder Gomes (Departamento de Branding do FC Porto)
“Há uns tempos fomos desafiados pelo Hospital de São João e até surpreendidos por nos dizerem que iam ter um espaço dedicado ao nosso clube. Parece um espaço relativamente pequeno, mas foi um espaço estudado ao pormenor e pensámos num público dos zero aos 18, o que é uma amostra larga. O hospital desafiou-nos a preencher e a levar a identidade do FC Porto para esse espaço. Nós, FC Porto, juntamente com os arquitetos do projeto, concebemos uma sala em que a máxima era alguma sobriedade, nada que estimulasse demais mas que também tivesse a alma do FC Porto. Pensámos em vários elementos, mas achámos que a nossa bandeira é o elemento mais forte do clube. Aliado a isso, existe a frase “Juntos Venceremos”.”

Mário Costa (Liga Portugal – Fundação do Futebol)
“É formidável ver o futebol jogado fora das quatro linhas e faz-nos ver que é possível marcar golos sem ser no relvado, acima de tudo ajudando crianças nos seus processos de recuperação. É muito importante o futebol ter este papel de responsabilidade social, não só o FC Porto como todas as outras sociedades desportivas. A Fundação do Futebol tem tido um papel determinante e mobilizador para que as sociedades desportivas tenham esse papel de ajudar a sociedade e contribuir para que se ajude e promovam valores. Esta iniciativa do FC Porto é brilhante e ninguém pode por em causa uma iniciativa deste cariz.  O FC Porto já marcou muitos golos ao longo da sua história, mas este foi um dos mais belos. Basta ver as crianças que estão naquele espaço, a felicidade que demonstram e o bem-estar que sentem. É uma iniciativa brilhante. Quando esta iniciativa nos foi colocada em votação, ninguém teve dúvidas em atribuir o prémio. Pelo que sei, o FC Porto tem sido um parceiro determinante e permanente do Hospital de São João. O futebol mobiliza multidões e tem de ter este papel.”

Manuel de Melo (Centro Hospitalar Universitário São João)
“O FC Porto tem sido um parceiro nosso desde o momento 0 ou -1. Tem-nos acompanhado desde sempre e tem sido uma voz muito importante neste processo, alertando para a relevância da existência de uma ala pediátrica no Hospital de São João. Por isso mesmo, achámos que faria todo o sentido criarmos este espaço FC Porto e disponibilizá-lo para todas as crianças que lá estão internadas. Ficamos felizes por ver reconhecido um esforço que foi feito de forma desinteressada e em prol das crianças. Esperemos que este prémio seja o primeiro de muitos. Aquela sala é uma das mais procuradas, onde as crianças têm elementos que as atraem, ligadas ao desporto, aos jogos virtuais, etc.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.