FCP logo

Guarda-redes brasileiro de 28 anos vai envergar a camisola 94

Samuel Portugal é o quarto reforço azul e branco para 2022/23 depois de ter rubricado um vínculo que o liga ao clube até 2027. O guarda-redes de 28 anos, que chega proveniente do Portimonense, vai vestir a camisola 94 dos Dragões.

Nasceu em Teixeira de Freitas, um município no estado da Bahia, mas o nome já sugeria que o sucesso seria alcançado em terras lusas. Samuel deu os primeiro toques aos 14 anos numa escolinha local e daí foi para o Junior Team, um clube de empresários para formação de jogadores. O destaque no Campeonato Paranaense de Sub-17 foi grande e o Coritiba recrutou-o para as suas fileiras.

Aos 21 anos, já no Metropolitano, por empréstimo do “Cori”, estreou-se como profissional e deu logo nas vistas frente ao Camboriú no Campeonato Catarinense. A caminhada no país natal, a partir desse momento, viria a ter seguimento na Portuguesa, no EC Água Santa e no Anápolis, sempre com ligação ao Coritiba.

A desvinculação só se deu no momento de voar para Portugal, onde chegou para representar os Sub-23 do Portimonense, em janeiro de 2019. Quatro jogos na segunda metade dessa época, a que acresceram 21 em 2019/20, levaram os algarvios a apostar no canarinho para defender a baliza da equipa principal na temporada seguinte. Samuel Portugal cumpriu 76 partidas ao serviço dos alvinegros, tendo deixado a baliza a zeros em 20 destas.

Nas primeiras palavras enquanto jogador portista, o guardião afirmou estar “grato pelo trabalho ter sido reconhecido e por chegar a um grande como o FC Porto”. Pronto para a exigência de Conceição e para ir “atrás de títulos”, propõe que todos se juntem “em prol do FC Porto”. O mais recente reforço revelou ser um fã de Pepe e garantiu que vem para “acrescentar” qualidade ao lote de guarda-redes.

O objetivo cumprido de envergar a camisola azul e branca
“Estou muito grato pelo meu trabalho ter sido reconhecido e por chegar a um grande como o FC Porto. Para chegar aqui, foi bastante difícil. Trabalhei arduamente, focado e determinado, sempre com a consciência de que tudo tinha um propósito. Agradeço a Deus por ter chegado aqui e é mais um objetivo cumprido na minha carreira. Tenho vários, mas agora é um passo de cada vez, sempre focado em busca de novos objetivos”.

A razão da escolha do número 94
“É o número da minha data de nascimento. Gostei do 94 e ficou”.

Pronto para a exigência e com vontade de conquistar títulos
“Espero muito trabalho, falei com o mister por telefone e amanhã vou conhecê-lo. Sei que a exigência dele é para o bem do clube, para irmos atrás de títulos. Gosto disso e quero que nos juntemos todos em prol do FC Porto”.

Fã de Pepe e ansioso por conhecer os colegas
“Não conheço ninguém, mas sei que é um grupo fantástico e unido. Há alguns brasileiros na equipa, gosto muito do Pepe, já joguei contra ele e sou fã dele. Quero conhecer toda a gente”.

A opinião sobre os colegas de posição
“Vai ser muito bom trabalhar com todos os guarda-redes. O Diogo é um grande guarda-redes que se tem vindo a destacar na Liga e na seleção, o Cláudio Ramos também tem excelentes qualidades e o Francisco Meixedo não conheço. Quero acrescentar e quem ganha é o FC Porto”.

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.