FCP logo

Jorge Nuno Pinto da Costa presidiu à entrega da taça pelos novos Campeões Europeus de hóquei

O troféu da Liga dos Campeões de hóquei em patins já se encontra exposto no Museu FC Porto e Jorge Nuno Pinto da Costa esteve na galeria da história azul e branca para o receber. Ladeado pelos novos Reis do Velho Continente neste 9 de maio, Dia da Europa, o presidente relembrou as mais de seis décadas de ligação à modalidade, salientou “a honra” e “o prazer de poder contar” com “um grande portista, um grande homem e um grande senhor do hóquei em patins” como Ilídio Pinto ao mesmo tempo que teceu rasgados elogios ao filho e “amigo” Eurico, ao “verdadeiro Dragão” Ricardo Ares e aos atletas envolvidos “na comunhão de ideias e fixação do objetivo de vencer esta taça”.

Uma vida ligada ao hóquei
“Não havia melhor dia para o Museu FC Porto ser enriquecido com este trofeu do que o Dia da Europa. Demorou 33 anos a voltarmos a conquistá-lo, mas foi com toda a justiça numa final brilhante depois de termos eliminado o Benfica e o Barcelona. Indiscutivelmente fomos a melhor equipa e vencemos com toda a justiça. Em 1962, creio que ainda nenhum de vós existia, tomei posse pela primeira vez como dirigente do FC Porto na secção de hóquei em patins. Isso leva a que todos compreendam o carinho especial que tenho pela seção. Em 1982, quando assumi a presidência do FC Porto, tive a honra e o prazer de poder contar como responsável do hóquei em patins com um grande portista, um grande homem e um grande senhor do hóquei em patins como o nosso querido Ilídio Pinto.”

Ao senhor hóquei em patins
“As minhas primeiras palavras têm que ser para todos os que contribuíram para chegarmos até aqui, de modo especial para o nosso querido Ilídio Pinto que foi o grande obreiro pelos imensos sucessos internacionais do FC Porto. Passados 41 anos é um prazer enorme ter ao meu lado, como responsável pela secção, o meu amigo Eurico Pinto, filho do Ilídio. Quero-te agradecer a ti, à tua família e dizer-vos que espero que continuem com este amor ao FC Porto, à secção e a ser parte importantíssima destas vitórias.”

Ao timoneiro da nau portista
“Ao Ricardo (Ares) quero dar-lhe uma palavra especial. Foi a única vez que, tirando o futebol, estive presente na assinatura de um contrato. Lembro-me de ter dito ao Eurico que tínhamos acertado. Se alguém tivesse dúvidas, a confirmação das nossas palavras está aqui ao meu lado. Parabéns, que ganhes muito mais aqui no FC Porto, uma casa que te recebeu como verdadeiro Dragão.”

Aos obreiros das vitórias
“Aos atletas, na pessoa do capitão que tantas alegrias nos deu ao longo dos anos, envolvendo a todos na mesma comunhão de ideias e fixação do objetivo de vencer esta taça, duas palavras: uma de reconhecimento, porque vocês engrandeceram a história do FC Porto e esta taça pesada veio enriquecer muito o Museu. Desejo-vos as maiores felicidades nas vossas vidas, nas vossas carreiras e que se lembrem sempre que, no Dia da Europa, ficaram na história do FC Porto como Campeões Europeus de hóquei em patins. Um grande abraço a todos e repito os desejos de maiores felicidades pessoais e desportivas.” 

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.