FCP logo

Plantel do FC Porto entregou no Museu a Taça de Portugal conquistada no Jamor, frente ao SC Braga (2-0)

Menos de 24 horas após a conquista da Taça de Portugal, no Jamor, diante do SC Braga (2-0), o FC Porto dirigiu-se ao Museu FC Porto para entregar o troféu a Jorge Nuno Pinto da Costa e assinalar o momento com um discurso do presidente e uma fotografia, como é hábito.

Após receber a taça das mãos de Pepe e depois das de Sérgio Conceição, o líder máximo do clube disse que o título o encheu “de alegria” e contou que teve de contornar o perímetro montado ao redor do Estádio do Dragão, onde centenas de adeptos esperaram durante madrugada pela equipa para demonstrar a sua “alegria enorme” e reconhecimento.

Pinto da Costa classificou 2022/23 como uma “época feliz, de vitória e que ficará marcada na história do FC Porto” e definiu o momento da contratação de Sérgio Conceição como o início de uma nova era em que “o FC Porto rejuvenesceu com a alma do Dragão” e em que foi criado o Mar Azul, que até o Presidente da República impressionou. Dirigido diretamente ao treinador, que no domingo conquistou o 10.º título ao serviço do clube, o dirigente mais titulado declarou ainda: “Sérgio, nós vamos continuar juntos, a ganhar e a ter os jogadores que te querem muito, que acreditam em ti e que se sentem bem no clube. Os 10 títulos que venceste no FC Porto, para aquilo que desejas, que queres e que o teu filho quer, não são suficientes. Vamos partir para o futuro hoje”. “Na próxima época é preciso entregar Taças ao Museu em várias ocasiões”, disse, por fim, o presidente.

Jorge Nuno Pinto da Costa
“Meus queridos amigos, é este o sentimento que me vem em primeiro lugar à memória quando me dirijo a vocês. São muitos anos de lutas em comum, muitas dificuldades vencidas e passadas em comum, momentos de muita euforia vividos por todos e um orgulho para mim muito grande estes anos como presidente do FC Porto. Ontem disseram-me que o FC Porto, comigo a presidente, tinha ganho mais de 2500 títulos, mas isso é passado. O título de ontem encheu-me de alegria e os portistas todos de uma alegria enorme. Aqui na cidade do Porto, à uma da manhã, quando cheguei, não conseguia ir para casa porque o trânsito estava cortado. Tive de dar algumas voltas para entrar por cima da alameda porque por baixo era impossível passar. Vocês estão todos de parabéns. Jogando mais ou menos, estiveram todos focados no objetivo que é a vitória. Vencemos três dos quatro títulos nacionais em disputa, é realmente brilhante, não sendo tudo aquilo que queríamos porque apostamos no máximo. Podem todos ter a consciência de que foi uma época feliz, de vitória e que ficará marcada na história do FC Porto e na vossa história no futebol. Uma palavra especial para Sérgio Conceição. No dia histórico que foi 27 de maio, em que em 1987 conquistámos a Taça dos Campeões Europeus, Sérgio Conceição, sentado no meu gabinete, fechou o contrato de mão sem nada escrevermos para ser o treinador do FC Porto. Só o foi porque quis e ambos quisemos muito, porque não foi fácil libertar-se do Nantes com quem tinha contrato. A partir desse dia, o FC Porto rejuvenesceu com a alma do Dragão. Criámos a onda da vitória, o Mar Azul que, para orgulho de todos nós, ontem vimos no Estádio do Jamor. Até o Presidente da República disse que estava muito impressionado com o espírito do FC Porto, a começar por mim, pela equipa, pelos treinadores, mas sobretudo pelo público. É isso que me orgulha e, naturalmente, quero que todos os que estão no FC Porto tenham uma vida feliz, singrem e consigam todos os objetivos, mas tudo tem o seu tempo. Sérgio, nós vamos continuar juntos, a ganhar e a ter os jogadores que te querem muito, que acreditam em ti e que se sentem bem no clube. Os 10 títulos que venceste no FC Porto, para aquilo que desejas, que queres e que o teu filho quer, não são suficientes. Vamos partir para o futuro hoje. Estas Taças magníficas são do passado. Hoje começa o futuro e na próxima época temos de estar a entregar Taças ao Museu em várias ocasiões. Muitas felicidades para todos, um grande abraço e um grande reconhecimento para todos porque me fazem muitas vezes um presidente feliz.”

    O Portal do FC Porto utiliza cookies de diferentes formas. Sabe mais aqui.
    Ao continuares a navegar no site estás a consentir a sua utilização.